A montadora holandesa DAF afirma ter criado um método de retificação completa de eixos-comando capaz de melhorar o desempenho dos motores a diesel com seis cilindros dos modelos XF e CF, que fazem parte do seu portfólio. Entre as vantagens observadas pela empresa, a peça funciona de forma mais suave e eficaz, além de aumentar a vida útil, após passar pelo processo. Esta operação é realizada com o uso da retificadora não cilíndrica externa JUCAM 6L, da empresa alemã JUNKER.
A operação funciona da seguinte forma: os cabeçotes de quatro rebolos são instalados na JUCAM 6L, enquanto o eixo-comando é fixado entre as pontas e os sistemas de medição começam a funcionar para alinhar o posicionamento radial e longitudinal. Daí, as alterações desejadas são feitas nos mancais e, a seguir, os cames da bomba e de entrada e saída. Neste caso, o processo acontece em uma única fixação. Não é preciso realizar uma etapa adicional de rebarbamento.
A DAF garante que o método reduz os tempos de ciclo pela metade, ao mesmo tempo em que atende às tolerâncias exigidas. Também dispensa a necessidade de um novo carregamento e descarregamento. De acordo com a empresa, a retificadora da JUNKER foi escolhida para realizar o processo por apresentar estabilidade na operação, acessibilidade dos componentes e facilidades para configurar e fazer manutenção, entre outras virtudes.
#usinagem #retificação #eixo #comando #motor #caminhão #DAF #Junker
Mais Notícias CCM
Sistema de peneiras e triturador permite recuperar o alumínio retido em grumos de areia após a fundição de peças.
16/03/2025
O evento anual da desenvolvedora de máquinas-ferramentas acontece em fevereiro, na unidade da empresa em Pfronten, que concentra boa parte do conhecimento aplicado ao desenvolvimento de tecnologia de usinagem.
27/01/2025
Pesquisadores de duas instituições alemãs estão desenvolvendo um processo de fundição híbrido que une as características do alumínio aos polímeros reforçados com fibra de carbono. Espera-se que os resultados sejam acessíveis a pequenas e médias empresas do setor metal mecânico, para que elas se capacitem a produzir componentes leves para o setor automobilístico e aeronáutico.
27/01/2025