Com o objetivo de simular aplicações de Internet das Coisas (IIoT) e de indústria 4.0 no setor de automação industrial, a empresa Schneider Electric uniu forças com a Westcon Instrumentação Industrial e com a rede de distribuidores Alliance IADs para criar o laboratório Lab IAD (Lab Industrial Automation Distributor), que foi recém-inaugurado no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo.
O laboratório conta com a linha de sensores da marca Telemecanique e sistemas de rádio e telemetria (Trio), inversores de frequência (Altivar), controle de movimentos e servoacionamentos e robôs (Lexium e Elau/PacDrive), entre outros equipamentos. Foi criado com o objetivo de permitir às empresas responsáveis efetuar simulações e teste de bancada, além de capacitar clientes industriais e parceiros integradores de sistemas.
O Lab IAD é o décimo-primeiro desenvolvido no Brasil pela companhia, uma das líderes mundiais do setor de transformação digital, gerenciamento e automação de energia: já existem iniciativas do gênero nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Bahia e Amazonas. Todos são modulares, ou seja, podem ser configurados conforme o projeto em desenvolvimento, permitindo todo tipo de simulação relativa à comunicação e às funcionalidades em teste.
#laboratorio #industria #quatropontozero #internetdascoisas #automacao
Mais Notícias CCM
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025
Uma ferramenta para fundição sob pressão de peças de grande volume foi desenvolvida por um consórcio de pesquisa usando o processo de fusão a laser em leito de pó e uma liga metálica em pó especialmente desenvolvida para este fim.
22/09/2025
A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.
25/08/2025