A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão oferecer gratuitamente, pelo período de seis meses, um conjunto de 49 normas, sendo 31 delas correspondentes à fabricação de produtos essenciais para combater os efeitos da Covid-19.
As normas reúnem diretrizes para a produção de respiradores, máscaras e outros produtos relacionados, e outras 18 são relativas ao aprimoramento de pequenos negócios tradicionais de setores como beleza, turismo, serviços de alimentação e implementação de comércio eletrônico.
“Infelizmente, é na época de crise que a necessidade e importância da utilização das normas técnicas é percebida, o que mostra que sem elas não existe um padrão mínimo de qualidade e segurança. Na Alemanha, no período da 2ª Guerra Mundial, o país teve um aumento significativo de normas técnicas. Neste momento, graças à parceria e apoio do Sebrae, vamos disponibilizar essas normas com o intuito de contribuir, não só no combate à Covid-19, mas também de alavancar os pequenos negócios em seus segmentos”, comentou Mario William Esper, presidente da ABNT.
O acesso inclui o direito à visualização ilimitada pelo tempo estipulado e duas impressões. “As normas vão ajudar as micro e pequenas empresas a se adaptarem às demandas de mercado e a encontrarem soluções inovadoras para superar a crise. Uma floricultura pode se transformar em uma produtora de máscaras, por exemplo. Com isso, todo mundo ganha.”, explicou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Para ter acesso às normas, basta acessar o site www.abntcatalogo.com.br/sebrae, e fazer um breve cadastro.
O Sebrae também oferece em seu site uma série de materiais com orientações sobre como enfrentar a redução das atividades econômicas neste momento de crise. Há inclusive transmissões ao vivo de palestras sobre temas como impacto trabalhista, como reduzir custos na prática, como fica o comércio internacional, estratégias para assegurar a sobrevivência do negócio, novas possibilidades de manutenção do emprego, orientações sobre licitações e como vender para governos, entre outros.
Conteúdo relacionado:
Normas ABNT disponíveis gratuitamente
Site do ITA disponibiliza guia de fabricação de máscaras do tipo escudo
#normasABNT
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026