A Associação de Fabricantes de Máquinas e Equipamentos da Alemanha (VDW) tem boas expectativas para o desenvolvimento do setor no país europeu neste ano. A entidade estima obter uma expansão em seus negócios na ordem de 6% até dezembro, com receita aproximada de 12 bilhões de euros.
Este cálculo é baseado no desejo dos players em investir para aproveitar um possível crescimento na economia mundial, atribuído por especialistas a fatores como a presidência de Joe Biden nos Estados Unidos e a expansão da economia chinesa. A Europa segue esta tendência, planejando elevar os investimentos em 10% nos próximos meses. Para a VDW, tal cenário só se tornará realidade caso a pandemia do coronavírus seja debelada, com o consequente relaxamento do lockdown na Alemanha e em outros locais.
Apesar do otimismo, a associação alerta que na melhor das hipóteses o setor dificilmente retomará os números anteriores ao Covid-19, uma vez que as receitas foram 30% menores no ano passado em função da crise: a produção caiu 31%, enquanto as exportações foram reduzidas em 29% e as vendas locais, em 33%. Ainda assim, a Alemanha responde por 16% da produção mundial de máquinas-ferramenta e é o campeão em exportações, com uma taxa de 20%, superando países como o Japão e a China.
Mais Notícias CCM
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025
Dados da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) apontam queda da produção de peças fundidas, em especial no Estado de Santa Catarina.
01/10/2025
Números do mês de agosto sinalizam leve recuperação da indústria de fundição no Continente Europeu.
01/10/2025