Os fabricantes de máquinas estão otimistas com o futuro do setor no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada em fevereiro pela ABIMAQ, os empresários pretendem investir mais de R$ 6,7 bilhões este ano. O montante representa uma alta de 31,6% em relação ao volume investido em 2020, que atingiu R$ 5,1 bilhões – valor 32,8% menor do que foi previsto anteriormente. 

O levantamento revela que 36% dos investimentos esperados para este ano devem ser direcionados para o aumento da capacidade industrial, 34,2% para a modernização tecnológica, 21,9% para a reposição de maquinário depreciado e 8% em outras áreas. O objetivo, de acordo com os fabricantes ouvidos pela associação, é ampliar o parque industrial e os pontos de trabalho para atender ao aumento das encomendas. 

Outro número positivo indicado pelo estudo é que as grandes empresas estão mais dispostas a investir neste ano: o levantamento aponta que 59% querem realizar aportes no setor. Este desejo também é compartilhado por 41,3% das companhias de médio porte e 34,9% das micro e pequenas. Para que tais expectativas se concretizem, a ABIMAQ ressalta que o poder público precisa tomar atitudes como a redução da insegurança jurídica, da burocracia e do Custo Brasil, além da simplificação da carga tributária e a realização de uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19.



Mais Notícias CCM



Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025


Produção de fundidos cai em agosto

Dados da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) apontam queda da produção de peças fundidas, em especial no Estado de Santa Catarina.

01/10/2025


Indústria de fundição reage na Zona do Euro

Números do mês de agosto sinalizam leve recuperação da indústria de fundição no Continente Europeu.

01/10/2025