O corte e a usinagem de furos eram tarefas executadas manualmente pelos funcionários da fabricante Weholite (Reino Unido), uma das principais produtoras de tubulações plásticas de grandes diâmetros. Para realizar esse processo, feito em polietileno de alta densidade (PEAD), os operadores eram submetidos a vibrações acima do nível permitido. Com a recente integração de robôs ao ciclo de produção de sua fábrica, a empresa resolveu este problema e atestou uma redução de 25% em relação ao valor recomendado.
Além da questão de segurança, a fabricante também divulgou que a adição dos robôs – fabricados pela Kuka e programados com o software Robotmaster – levou a uma redução de 40% na etapa de pré-fabricação, resultando em maior produtividade no processo. Um vídeo ilustrando a aplicação foi publicado na página da Robotmaster no LinkedIn. Ele pode ser visto clicando aqui.
Nova versão
A versão 7.3 do Robotmaster, lançado pela Hypertherm, também inclui suporte para impressoras 3D. Assim como pode auxiliar os processos executados pelos robôs da marca Kuka, o software também inclui suporte para os arquivos CAD mais recentes, plug-ins para CATIA, SolidWorks e Siemens, entre outros.
Mais Notícias CCM
O Fraunhofer IDMT busca parceiros industriais para validar sistema inteligente de monitoramento sonoro em tempo real, visando a prevenção de paradas e a padronização dimensional em torneamento e fresamento.
14/09/2026
O hábito de reduzir a velocidade de corte diante de instabilidades prejudica o desempenho das ferramentas cerâmicas. O assunto foi objeto de análise dos profissionais da NTK.
16/09/2026
Interface homem-máquina passou a contar com recurso que permite aplicar rotinas de manutenção preditiva e controle da qualidade em operações industriais sem a necessidade de plataformas analíticas específicas.
14/09/2026