O corte e a usinagem de furos eram tarefas executadas manualmente pelos funcionários da fabricante Weholite (Reino Unido), uma das principais produtoras de tubulações plásticas de grandes diâmetros. Para realizar esse processo, feito em polietileno de alta densidade (PEAD), os operadores eram submetidos a vibrações acima do nível permitido. Com a recente integração de robôs ao ciclo de produção de sua fábrica, a empresa resolveu este problema e atestou uma redução de 25% em relação ao valor recomendado.

Além da questão de segurança, a fabricante também divulgou que a adição dos robôs – fabricados pela Kuka e programados com o software Robotmaster – levou a uma redução de 40% na etapa de pré-fabricação, resultando em maior produtividade no processo. Um vídeo ilustrando a aplicação foi publicado na página da Robotmaster no LinkedIn. Ele pode ser visto clicando aqui.

Nova versão

A versão 7.3 do Robotmaster, lançado pela Hypertherm, também inclui suporte para impressoras 3D. Assim como pode auxiliar os processos executados pelos robôs da marca Kuka, o software também inclui suporte para os arquivos CAD mais recentes,  plug-ins para CATIA, SolidWorks e Siemens, entre outros.



Mais Notícias CCM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Nanotecnologia no desenvolvimento de fluidos de corte

A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.

01/12/2025