Mais um bom resultado para o setor industrial brasileiro: o indicador Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) registrou aumento de 3,6% na demanda por bens industriais no Brasil em dezembro no comparativo com o mês anterior. Foi a oitava vez em que houve variação positiva seguida na margem, de acordo com a entidade. Em relação a dezembro de 2019, a alta foi de 20,1%.

De acordo com a entidade, a importação de bens industriais subiu 17,3% neste período, enquanto a produção de itens nacionais avançou 3,5%. A demanda por bens de capital foi 99,2% maior, com destaque para as importações de plataformas de petróleo, que atingiram US$ 4,8 bilhões. Já a procura por bens intermediários cresceu 2,6% e por bens de consumo duráveis, 0,2%.  

Em relação a classes de produção, a demanda interna por bens da indústria de transformação apresentou elevação de 2,5% em dezembro, índice que foi associado pelo Ipea ao desempenho positivo das principais categorias econômicas. Os bons resultados também foram observados na indústria extrativa mineral, que aumentou 5,5%: dos 22 segmentos existentes, 14 tiveram algum tipo de variação positiva.

Crédito: Pedro Revilion/Palácio Piratini



Mais Notícias CCM



Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025


Produção de fundidos cai em agosto

Dados da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) apontam queda da produção de peças fundidas, em especial no Estado de Santa Catarina.

01/10/2025


Indústria de fundição reage na Zona do Euro

Números do mês de agosto sinalizam leve recuperação da indústria de fundição no Continente Europeu.

01/10/2025