Profissionais da área de manufatura terão à disposição mais um importante equipamento para a fabricação de peças de metal de formato complexo: a impressora 3D adquirida pela Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) para a realização de projetos de centro de pesquisa com sede na Universidade de São Paulo (USP). A máquina está sendo trazida dos EUA e deve chegar em até dois meses após o fim do processo de compra.
Denominado Studio System e produzido pela empresa americana Desktop Metal, o equipamento poderá ser alugado para empresas interessadas a preço de mercado. Fará parte de um laboratório multiuso instalado no centro de pesquisa da USP, além de servir aos pesquisadores e professores do RCGI para projetos que buscam desenvolver juntas de vedação labirinto e separadores supersônicos, entre outros.
A impressora 3D e o laboratório em que ficará instalado serão utilizados como apoio ao Hub Brasil de Manufatura Aditiva, iniciativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) destinada à difusão deste tipo de tecnologia. Mais informações sobre o equipamento podem ser encontradas no site https://www.desktopmetal.com/products/studio.
Mais Notícias CCM
Uma biblioteca de dados desenvolvida pelo instituto alemão DAP reduz em até cinco vezes a exigência de memória RAM na preparação do arranjo de peças e fatiamento na manufatura aditiva, otimizando o uso de hardware no ambiente fabril.
03/08/2026
As fabricantes de máquinas, que anunciaram fusão em 2025, vão expor seus mais recentes modelos de máquinas em estande conjunto na feira AMB 2026, em Stuttgart.
03/08/2026
Cooperação técnica entre Hyprostatik Schönfeld e Optotech resulta em uma plataforma hidrostática que utiliza uma fina película de óleo pressurizado (princípio da hidrostática) para criar movimento com atrito zero e garantir rigidez absoluta durante a fixação de peças.
20/07/2026