O Instituto Fraunhofer de Tecnologia Laser ILT (Alemanha) e o Instituto Coreano de Máquinas e Materiais KIMM (Coreia do Sul) renovaram este mês um memorando de entendimento para expandir a cooperação técnica em processos avançados de manufatura a laser. O acordo estende uma parceria de longo prazo e tem por objetivo acelerar pesquisas conjuntas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias de fabricação que atendam à crescente demanda da indústria de mobilidade elétrica e dos sistemas de armazenamento de energia.

 

A colaboração entre as instituições alemã e sul-coreana já resultou no desenvolvimento de um sistema de fabricação híbrido aplicado à conformação e união de placas bipolares metálicas utilizadas em células a combustível (imagem ao lado). As novas etapas do projeto contemplam avanços nos processos de corte e soldagem a laser para componentes metálicos empregados em motores elétricos, além do aperfeiçoamento de métodos produtivos aplicados à fabricação de baterias.

 

Além da eletromobilidade, os institutos de pesquisa preveem a expansão dos trabalhos cooperativos para a engenharia de fabricação pesada de componentes metálicos estruturais. Entre os campos de aplicação identificados estão o desenvolvimento de processos para a manufatura de pequenos reatores modulares (SMRs), infraestrutura para a cadeia do hidrogênio e sistemas de energia renovável.


 

Imagem: Fraunhofer ILT

_

_______________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.


 

________________________________________________________________________________________


 

Continue por dentro das notícias do setor metal mecânico:


 

Mobilidade elétrica. O desafio para as estamparias brasileiras.

 

Automação na descarga de chapas evita gargalos em linhas de corte

 



Mais Notícias CCM



Siderúrgica investe em produção de laminados no Ceará

A ArcelorMittal vai investir R$ 35 milhões na instalação de uma linha para produção de aços laminados a quente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

27/07/2026


Lamiera 2027 abre inscrições online para expositores

Organizada em seis áreas temáticas, a edição 2027 da feira italiana Lamiera vai enfatizar temas como conectividade, tecnologia de união, elementos de fixação e inspeção da qualidade no segmento de chapas e tubos metálicos.

27/07/2026


Fornecedora de aços intensifica comércio no setor sucroalcooleiro

Açotubo vai participar de eventos do setor de açúcar e álcool e divulgar produtos metálicos certificados.

27/07/2026