A Bold, empresa fabricante de chapas plásticas sediada em Jaraguá do Sul (SC), desenvolveu o acrílico Bold NanoPower com ação antiviral ativa. O produto, desenvolvido com tecnologia nacional, já está disponível no mercado como mais uma alternativa dos materiais plásticos no combate à pandemia de Covid-19.

 

O Bold NanoPower é um acrílico formulado com nanopartículas de cobre, capaz de eliminar 99% dos vírus (em testes realizados com CCov, mesma família que o Sars-Cov-2) que entrarem em contato em apenas 30 segundos. Sua formulação garante que a ação antiviral permaneça ativa ao longo dos anos, durante toda a vida útil da peça. Isso graças a incorporação do aditivo em todo material, não se restringindo apenas à sua superfície.

 

De acordo com a companhia, as nanopartículas de cobre atuam como um ímã atraindo os vírus e desintegrando sua camada bilipídica, o que inibe a ação viral. Um vídeo sobre o desenvolvimento e atuação do material pode ser assistido no seguinte link:

 

 

Suas características são similares às do acrílico (PMMA) convencional, incluindo o alto índice de transparência. Uma vez que as nanopartículas são imperceptíveis a olho nu, a transparência e transmitância do material são preservadas, inclusive após transformação por processos como corte, dobra, usinagem e outros tipos de moldagem, sem perder o efeito virucida.

 

A novidade foi desenvolvida em parceria com a start-up TNS Nanotecnologia, sediada em Florianópolis (SC), que já atua em parceria com outros setores desenvolvendo aditivos antivirais nanoparticulados.

Para a Bold, o novo material foi desenvolvido em função da disseminação do novo coronavírus para ser usado como barreira de proteção física, mas tem potencial de utilidade pós-pandemia tanto em setores industriais como médico-hospitalar, odontológico, laboratorial, fabril, de artigos para bebês, alimentício, quanto em bares, restaurantes e buffets.

 

(Fotos: Bold)

#plastico #antiviral #acrilicoantiviral #boldnanopower

 

Conteúdo relacionado:

Acordo amplia a oferta de agentes antimicrobianos para polímeros no Brasil

Filme plástico livre de inseticida para controle de pragas



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026