Em 16 de junho de 2026 terá início o curso “Mecânico de manutenção de equipamentos industriais”, o qual será realizado com formato presencial pelo SENAI Roberto Mange, situado no município de Campinas (SP).
O curso terá duração de 260 horas e contará com módulos sobre controle da qualidade de peças fabricadas por usinagem, ferramentas utilizadas para serviços de manutenção mecânica, interpretação de desenho técnico, montagem de conjuntos, elaboração de croquis de peças em projeção ortogonal e em perspectiva à mão livre.
Nas aulas também serão abordados temas como interpretação de tolerância dimensional, geométrica e de acabamento superficial, medição utilizando instrumentos de ordem direta e indireta, assim como elaboração de plano de trabalho conforme normas e procedimentos de segurança.
A programação do curso abrange ainda a lubrificação de componentes presentes em equipamentos industriais, utilização correta de equipamentos de furação, diagnóstico de defeitos em máquinas industriais, manutenção corretiva e preventiva, entre outros assuntos.
Nesta página do SENAI podem ser obtidas mais informações e também pelo telefone (19) 3772-1840.
Imagem: Divulgação.
______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Leia também:
Máquinas-ferramentas em estudo dirigido
Atualização de software reduz o tempo de cálculo de trajetórias de usinagem
Mais Notícias CCM
A ampla adoção de recursos de inteligência artificial (IA) no setor metal mecânico passou a ser promovida por escolas da rede SENAI em cursos da sua grade. Veja também os primeiros passos para quem quer se familiarizar com esses sistemas.
13/08/2026
Em um novo ambiente digital a ABM abriu inscrições para um curso que trata da siderurgia até os produtos acabados.
20/07/2026
Escolas paulistas SENAI vão iniciar o curso presencial “Fresador mecânico” em julho, agosto e outubro de 2026.
06/07/2026