Foi publicado pela Editora De Gruyter o livro “Plastic additives: An introduction to stabilizers, functional and biobased additives” (ou “Aditivos para plásticos: uma introdução aos estabilizantes, aditivos funcionais e de base biológica”, em tradução livre), de autoria de Rudolf Pfaendner.

Ao longo das 106 páginas do livro, em inglês, são abordadas as características de diferentes tipos de aditivos e suas funções, incluindo também informações sobre o mercado de aditivos, embasamento teórico como mecanismos de ação, soluções técnicas de ponta e exemplos de aplicações.

 

Na primeira parte da obra está um histórico dos aditivos para plásticos, onde o autor aborda diferentes classes de materiais, propriedades de plásticos que podem ser modificadas com o uso de aditivos e explicações sobre o termo “aditivo”, incluindo informações sobre a sua origem, entre outros temas. 

 

Nos capítulos também há seções dedicadas a comentários sobre os riscos e as tendências do setor de aditivos, abrangendo ainda a reciclagem de plásticos e a fabricação de produtos feitos com materiais de base biológica.

 

O livro é comercializado em versão física e eletrônica pelo site da Amazon (www.amazon.com.br) pelos preços sugeridos de R$ 896,94 e R$ 486,31, respectivamente.

 

 

Imagem: Divulgação.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Guia orienta desenvolvimento de embalagens para alimentos

 

A respiração do molde como chave para a qualidade do processo e do produto



Mais Notícias CCM



Chega ao mercado um sistema de monitoramento de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman no Brasil o Checkbot, ferramenta que reúne recursos para supervisão de robôs desenvolvida por uma empresa da República Tcheca.

18/05/2026


Injetora totalmente elétrica foi lançada pela Chen Hsong

Já está disponível para comercialização a nova injetora Spark AE 300, que compõe uma série de máquinas 100% elétricas desenvolvida pela fabricante chinesa.

18/05/2026


Contaminantes na resina: projeto fará a transição de ensaios laboratoriais para o ambiente industrial

Consórcio coordenado pelo instituto alemão SKZ visa aprimorar sistemas de monitoramento em tempo real na extrusão para mitigar riscos operacionais decorrentes da presença de contaminantes em polímeros reciclados.

18/05/2026