A Cristal Master (Joinville, SC) desenvolveu um agente para aditivação de termoplásticos que impede a proliferação de vírus, bactérias e fungos.
O base de zinco, o aditivo teve sua ação antimicrobiana, antiviral e antifúngica comprovada por ensaios realizados em laboratório, de acordo com as normas ISO 21702:2019 - Measurement of antiviral activity on plastics and other non-porous surfaces (Medição de atividade antiviral em plásticos e outras superfícies não-porosas) e JIS Z2801:2010 - Test for antibacterial activity and efficacy (Teste de atividade antibacteriana).
Como resultado dos testes, o aditivo desenvolvido pela empresa catarinense teve comprovada a eficácia de 99%, apresentando como benefícios adicionais o aumento do valor agregado dos produtos fabricados com as formulações que o contêm, além do favorecimento da imagem da marca que opta pelo seu uso e a criação de novas oportunidades de negócio.
O aditivo possui efeito permanente nas peças moldadas está em conformidade com a norma RDC 326, da Anvisa, que apresenta a lista de aditivos para elaboração de materiais plásticos e revestimentos poliméricos destinados a entrar em contato com alimentos.
Foto: Cristal Master
Conteúdo relacionado:
Nanocomposto antiviral para embalagens de EPS
Novo filme antiviral para proteção de superfícies
#aditivoantimicrobiano
#CristalMaster
Mais Notícias CCM
Claudia Takahashi Tsukamoto assume a diretoria executiva do Instituto Brasileiro do PVC.
28/10/2025
O Conselho Regional de Química IV Região (SP) segue com inscrições abertas para um curso sobre bioplásticos que acontece em novembro.
28/10/2025
PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.
29/10/2025