A Dassault Systèmes lançou o sistema 3D UNIV+RSES, que integra tecnologias de inteligência artificial (IA) generativa e recursos para o desenvolvimento de ambientes industriais virtuais e simulação de processos produtivos da plataforma 3DEXPERIENCE.
Os novos recursos digitais, de acordo com um comunicado à imprensa, permitem acesso a ferramentas dedicadas à criação de gêmeos digitais (digital twin) de parques fabris, e, inclusive, de máquinas industriais, assim como a realização de simulações de operações no chão de fábrica e monitoramento do ciclo de vida de peças, entre outros temas.
Treinamento de equipes envolvendo o uso de inteligência artificial também pode ser realizado pelo uso dos recursos integrados. Neste sentido, as ferramentas permitem o compartilhamento de informações sobre normas e resultados obtidos em ensaios virtuais entre diferentes departamentos.
Pascal Daloz, CEO da Dassault Systèmes, comentou: “O 3D UNIV+RSES permitirá que nossos clientes, em todos os setores, aproveitem a IA em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos e serviços que criam, permitindo que desenvolvam o gêmeo virtual de todo o seu ecossistema. A tecnologia de IA proporciona acesso a ambientes de experimentação que integram movimento, transformação e tempo”.
___________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Dassault Systèmes/Divulgação.
Confira mais notícias do setor metal mecânico:
Index inaugura centro tecnológico em Sorocaba
#DassaultSystèmes #3DUNIVRSES #MáquinasMetais
Mais Notícias CCM
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
17/04/2025
Aquisição de robôs para montagem, soldagem e pintura fazem parte dos investimentos de R$ 3 bilhões da montadora, com sede em Anápolis (GO).
04/04/2025
Com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg, dois novos robôs já estão disponíveis para comercialização.
20/03/2025