O grupo europeu Borealis, com subsidiária brasileira em Itatiba (SP), passou a usar o seu processo de reciclagem química Borcycle™ C para reinserir o polietileno reticulado (XLPE e PE-X) em seu portfólio de materiais plásticos, convertendo-o em polietileno reciclado.

 

Obtido pelo processo de pirólise e adicionado como matéria-prima nos crackers da companhia, o material apresentou adequação para aplicações de alto desempenho, podendo inclusive substituir o PE virgem na fabricação de XLPE e PE-X para uso nas indústrias de fios e cabos e infraestrutura, respectivamente.

 

O material possui certificação do ISCC Plus, concedida pela organização International Sustainability and Carbon Certification (ISCC), sediada em Colônia (Alemanha), extensiva a todo o portfólio Borcycle™ C, da companhia. Isso permite aos usuários desses materiais obter condições favoráveis de mercado pela fabricação de produtos dentro de conceitos de sustentabilidade e economia circular, com o cumprimento de metas de ESG, sem prejuízo em termos de desempenho dos produtos finais.

 

Usado em redes de cabeamento, o XLPE tem como principais atrativos a resistência e a flexibilidade na instalação. Como elemento isolante em cabos elétricos de baixa tensão, apresenta ainda um melhor balanço em termos de ciclo de vida do produto por se tratar de um material mais leve, porém mais resistente do que o polietileno convencional. Possui ainda maior tenacidade, resistência química e durabilidade sob altas temperaturas.

 

Foto: Borealis

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Um novo destino para os resíduos de poliuretano

 

Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental

 

 

#Borealis

#reciclagemquímica



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024