Uma campanha voltada para a reciclagem de espumas de poliuretano (PU) presentes em geladeiras e freezers chamada “Reuse”, que tem como slogan “o descarte correto é só o começo”, está sendo promovida na Região Metropolitana de São Paulo pela Dow (São Paulo, SP), o Instituto Akatu (São Paulo, SP) e a Indústria Fox (Cabreúva, SP).

Reciclagem de geladeiras e freezers é o foco do programa Reuse, que está sendo promovido na Região Metropolitana de São Paulo

 

Trata-se de uma parceria que tem como premissa o incentivo ao descarte correto de eletrodomésticos, com foco no reaproveitamento de resinas obtidas a partir da reciclagem de peças e forros, por exemplo, feitos em PU, além de fomento à economia circular.

 

A execução das etapas deste trabalho é coordenada pelas empresas envolvidas. Após serem recolhidos, os freezers e geladeiras são desmontados e suas peças são encaminhadas para a reciclagem. Isso inclui a destruição de gases nocivos à camada de ozônio (CFC - Clorofluorocarboneto), conforme foi divulgado pelas companhias.  

 

Além disso, são realizadas campanhas para a conscientização sobre o descarte correto de resíduos em instituições de ensino, entidades locais, entre outros. Neste sentido, as empresas que encabeçam o programa Reuse contam com o apoio de órgãos públicos.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que a coleta de geladeiras e freezers pode ser agendada gratuitamente pelo telefone (11) 4671-0531. Também foi divulgado que os participantes poderão obter cupons de desconto para compra de eletrodomésticos em lojas credenciadas.


 

Mais informações podem ser obtidas aqui

 

 

Imagem: Indústria Fox/Divulgação

 

 

Confira mais notícias:

 

Biopolímeros e sustentabilidade serão tema de evento internacional

 

Em discussão, um futuro sustentável para os plásticos

 

#Reciclagem #EconomiaCircular #Reuse #PI



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025