Um acordo estabelecido entre as empresas Unilever, Ecological e Aptar Beauty + Home levou à fabricação em escala industrial de tampas plásticas que contêm 100% de polipropileno biorientado (BOPP) reciclado em sua composição (exemplo mostrado na imagem).
Os polímeros usados na fabricação das tampas provêm da reciclagem de embalagens flexíveis do tipo pouch e sachê, que antes foram usadas, segundo informações fornecidas à imprensa, para o acondicionamento de molhos e de outros alimentos.
A parceria entre as companhias está promovendo no Brasil a reciclagem de embalagens flexíveis, as quais são coletadas e encaminhadas para lavagem seguida de moagem, passando por um processo de extração de gases e em seguida sendo convertidas em pellets.
A partir daí, as resinas recicladas são transformadas em tampas que estão sendo usadas em embalagens projetadas para acondicionar produtos de uma linha de cosméticos. Ainda de acordo com as companhias envolvidas no projeto, é muito provável que as resinas recicladas passem a ser utilizadas na fabricação de embalagens para o acondicionamento de outros produtos.
A operação se encontra em sua fase inicial e o volume de resinas recicladas obtidas a partir do reaproveitamento de embalagens flexíveis pós-consumo atualmente é de 1.200 toneladas. Zita Oliveira, gerente de sustentabilidade da Unilever para a América Latina, comentou mais sobre as premissas deste trabalho: “O destino do plástico flexível, aquele usado nos pouches de molhos de tomate, sachês e afins, sempre foi uma preocupação quando pensamos na economia circular. Ele tem sido enviado para aterros há muito tempo, e agora começamos a mudar essa realidade”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4450-7800.
Imagens: Unilever/Divulgação
Conteúdo relacionado:
Aumenta a demanda por resinas recicladas e empresas investem em novos equipamentos
Reciclados em pauta para os fabricantes de injetoras
#AptarBeauty+Home #Unilever #Ecological #PlásticoIndustrial
Mais Notícias RTI
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025