Um modelo de impressora 3D projetada para a execução de trabalhos de manufatura aditiva no chão de fábrica, e que é capaz de fabricar peças em escala industrial, já está disponível para comercialização. Essa informação foi divulgada pela HP, com matriz nos Estados Unidos e escritório comercial em Barueri (SP), empresa responsável pelo desenvolvimento da impressora 3D denominada Metal Jet S100.
A máquina pode produzir protótipos e/ou peças finais a partir do processamento de pós metálicos, o que é feito por meio de deposição de material, camada a camada (exemplos mostrados nas imagens). Outro detalhe é que o conjunto da impressora 3D consiste em unidades modulares que podem ser deslocadas, o que, de acordo com a companhia, propicia o fluxo de trabalho em larga escala.
Em comunicado à imprensa, foi divulgado que a tecnologia presente na nova máquina como, por exemplo, um dispositivo dispersor de jato de aglutinante que pode contribuir para o aumento da produção de peças em dez vezes, é um dos fatores que proporcionam vantagens em relação a outros equipamentos de impressão 3D.
A impressora 3D é recomendada para aplicações que envolvam a fabricação de peças com design complexo, de componentes que requeiram propriedades específicas, como densidade e peso customizados, entre outros. Além disso, conforme foi informado pela HP, a máquina conta com cabeçote de impressão da série Thermal Inkjet, o qual pode operar em alta velocidade, o que facilita a obtenção de índices de reprodutibilidade requeridos em processos produtivos em escala industrial.
Segundo Didier Deltort, presidente da divisão de personalização e impressão 3D da HP, a impressora 3D Metal Jet S100 já está sendo utilizada em uma linha de produção da empresa Schneider Electric, com sede na França. Ele comentou que isso é parte de um trabalho de desenvolvimento de equipamentos e redes para manufatura aditiva pensados para parques fabris. “Estamos testemunhando setores inteiros buscando transformar digitalmente seus processos de manufatura e sua cadeia de suprimentos. A submissão da nova impressora 3D a processos industriais, executada em colaboração com líderes de mercado, está traçando o caminho para uma indústria mais sustentável, confiável e eficiente”, complementou.
Imagens: HP
Mais notícias do ramo:
Manufatura aditiva para reciclagem de plásticos
Ligas metálicas de alta resistência para manufatura aditiva chegam ao Brasil
#Impressão3D #HP #ManufaturaAditiva #PI
Mais Notícias RTI
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025