As exigências técnicas do mercado de aplicações médicas, da indústria eletroeletrônica e de microcomponentes para o setor automotivo motivaram a norte-americana Aerotech a desenvolver o sistema AGV5D, um equipamento que combina scanner e cabeçote de corte a laser, atuando em cinco eixos, para a microusinagem de peças.
O sistema executa furos, ranhuras e geometrias complexas com precisão na faixa de mícrons, proporcionada pela coordenação dos eixos de movimento dos servomotores, nanoposicionadores e hexápodes. Um scanner executa a varredura da peça antes da execução dos furos, de modo a tornar ainda mais preciso o processamento a laser. O sistema de controle permite personalização de trajetórias, enquanto funções paramétricas facilitam a programação.
O sistema de comando pode ser integrado a um software CAM padrão e combina eixos de movimento linear precisos e tecnologia de controle para todo o processo, incluindo o o cabeçote de escaneamento, o laser e o posicionamento da peça trabalho.
O sistema funciona como um centro de usinagem CNC de cinco eixos, porém utiliza o laser como ferramenta, a qual percorre trajetórias 2D e 3D, programados para os eixos X, Y, Z, A e C.
Mais informações sobre o AGV5D podem ser solicitadas aqui.
_____________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________________
Imagem: Aerotech
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias PI
Desenvolvido por instituto de pesquisa alemão, em parceria com empresas, o novo robô incorpora tecnologias inovadoras de acionamento e uma estrutura mecânica otimizada, capaz de compensar erros dinâmicos e amortecer vibrações.
28/07/2025
O Grupo United Grinding adquiriu a GF Machining Solutions e agora tem sob seu controle 15 marcas de máquinas destinadas a operações de usinagem. O novo grupo se chama United Machining Solutions e será apresentado ao público na próxima feira EMO, em Hannover, no mês de setembro.
14/07/2025
As retificadoras cilíndricas UA121 e UA51, que integram o portfólio da empresa, passaram por atualizações para oferecer mais eficiência.
18/06/2025