A terceira edição do livro “Química em tubos de ensaio: uma abordagem para principiantes”, redigida por K.E. Bessler e A.V. Finageiv Neder e publicada pela editora Blucher, destina-se principalmente a alunos que estejam cursando disciplinas de química experimental e tem como objetivo apoiar a aprendizagem prática de fenômenos que podem ser reproduzidos em laboratório.

 

Dois entre seus 25 roteiros merecem destaque: o roteiro 17, intitulado “Identificação de polímeros sintéticos”, explora conceitos de identificação de plásticos por meio da unidade repetitiva, propriedades mecânicas, densidade, fusão, queima, entre outros, além de conter cinco experimentos diferentes de identificação de polímeros. Já o  roteiro 22,  sobre “Síntese de polímeros”, demonstra a obtenção de materiais por reações de policondensação, bem como ensina a realização de experimentos práticos para obtenção de poliéster e poliamida em escala laboratorial.

 

Além disso, a obra enfatiza as questões de segurança que devem ser adotadas antes de qualquer procedimento, leva em conta princípios econômicos com o objetivo de facilitar a realização dos experimentos em escolas e universidades com escassez de recursos e informa o leitor sobre a destinação correta dos resíduos. O exemplar físico, com 216 páginas e texto em português, pode ser adquirido por meio do site da editora (www.blucher.com.br) pelo preço sugerido de R$ 81,00 e possui uma prévia on-line disponível gratuitamente no mesmo endereço.

 

#livrosobreplastico #plastico #quimicadospolimeros



Mais Notícias PI



Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023