A alemã vink Chemicals, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), anunciou o desenvolvimento da Vinkocide BB WM, uma linha de produtos biocidas para uso em fluidos de corte, que evitam a ação de microorganismos prejudiciais ao desempenho de equipamentos como fresadoras CNC e centros de usinagem.

 

A deterioração microbiológica de fluidos de corte misturados com água é uma ameaça à garantia da qualidade e à segurança operacional e dos processos de produção em massa de peças metálicas por usinagem. Para garantir que esses fluidos mantenham suas propriedades durante a aplicação, eles precisam ser protegidos do ataque de fungos e bactérias.

 

Em comunicado de imprensa, a empresa informou que o novo produto foi desenvolvido levando em conta que recentemente o valor de pH de muitos fluidos de usinagem tem sido aumentado para reduzir a proliferação de microorganismos, mas isso fez surgir novas variantes de contaminação microbiológica, especialmente bolores e leveduras. Outro inconveniente do aumento do pH dos fluidos é a redução da ação dos biocidas contendo ingredientes ativos já consolidados no mercado (piritiona de sódio, o fungicida IPBC ou o biocida BBIT).

 

O Vinkocide BB WM foi desenvolvido para ser adicionado aos tanques de armazenagem dos fluidos e mostrou-se altamente eficaz contra a proliferação desses bolores e leveduras, tendo também total miscibilidade em água.

 

A Vink informou que a formulação exclusiva do Vinkocide BB WM é baseada no ingrediente ativo BBIT, que não reage com metais e permanece estável por muito tempo em soluções com pH entre 7 e 12, e também sob altas temperaturas.

 

O produto é adequado para uma ampla gama de fluidos de corte, incluindo sintéticos, semissintéticos e à base de óleo mineral, com aplicação estável em níveis de pH de 7 a 12.

 

A formulação foi desenvolvida no departamento de pesquisa da Vink em Kakestorf, próximo a Hamburgo, observando os rigorosos critérios da Comunidade Europeia com relação à gama de substâncias biocidas permitidas, tendo em vista a saúde ocupacional e a proteção ao meio ambiente.

 

Foto: Vink

 

 

 

Leia também:

 

 

Pintura e descontaminação de ar para a indústria

 

Brocas que facilitam a saída de cavacos na furação



Mais Notícias PI



Centro de usinagem de 5 eixos

Empresa do interior de SP ampliou linha de máquinas para usinagem.

01/12/2025


Acabamento eletroquímico para peças de precisão

Fabricante de sistema de rebarbação eletroquímica integra o ultrassom ao processo, para obter componentes usinados ainda mais precisos.

01/12/2025


Ultrassom na usinagem. Menos desgaste e mais estabilidade no processo.

A tecnologia desenvolvida pela alemã VibroCut integra o ultrassom aos porta-ferramentas, cuja vibração potencializa o controle da formação de cavacos, a redução de desgaste e a estabilidade dos processos de usinagem.

17/11/2025