A alemã Henkel tornou disponível em seu site a ferramenta EasyD4R, um software que avalia a reciclabilidade de embalagens com base em sua composição e nas proporções individuais de peso de componentes como frasco, tampas, rótulos etc. Para todos os materiais em questão, a ferramenta armazena informações sobre classificação e reprocessamento, levando em conta critérios válidos internacionalmente e usados por entidades como a Plastics Recyclers Europe, a associação de recicladores de plásticos da Europa. O objetivo é assegurar a possibilidade de reuso das embalagens já nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.

 

Com o apoio da ferramenta, o designer obtém a avaliação clara dos materiais escolhidos de forma percentual, assim como a sugestão de combinações de materiais que podem ser feitas visando os melhores resultados na reciclagem. O Instituto Fraunhofer para Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (Alemanha) testou o Easy D4R de forma independente e confirmou sua precisão e capacidade de antecipar o potencial de reciclagem de embalagens.

 

#software #reciclabilidade #embalagens



Mais Notícias PI



Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

Mais de 500 toneladas de aparas industriais provenientes de embalagens serão usadas na produção de mais de 20 mil telhas.

27/06/2022


Filmes de BOPP aprovados para contato com alimentos

Fabricante brasileira de embalagens de polipropileno biorientado recebeu certificação internacional.

13/06/2022


Programa para qualificação de fornecedores de embalagens

Inscrições para fabricantes de embalagens plásticas para o segmento de HPPC vão até este mês.

13/06/2022