A alemã Henkel tornou disponível em seu site a ferramenta EasyD4R, um software que avalia a reciclabilidade de embalagens com base em sua composição e nas proporções individuais de peso de componentes como frasco, tampas, rótulos etc. Para todos os materiais em questão, a ferramenta armazena informações sobre classificação e reprocessamento, levando em conta critérios válidos internacionalmente e usados por entidades como a Plastics Recyclers Europe, a associação de recicladores de plásticos da Europa. O objetivo é assegurar a possibilidade de reuso das embalagens já nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.

 

Com o apoio da ferramenta, o designer obtém a avaliação clara dos materiais escolhidos de forma percentual, assim como a sugestão de combinações de materiais que podem ser feitas visando os melhores resultados na reciclagem. O Instituto Fraunhofer para Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (Alemanha) testou o Easy D4R de forma independente e confirmou sua precisão e capacidade de antecipar o potencial de reciclagem de embalagens.

 

#software #reciclabilidade #embalagens



Mais Notícias PI



Aditivo antimicrobiano para plásticos tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus

Disponível no Brasil desde 2016 e fornecida na forma líquida ou em grânulos, a substância foi avaliada e teve sua eficácia comprovada em testes laboratoriais que apontaram a redução de mais de 99,84% do coronavírus presente nas superfícies dos plásticos analisados.

05/08/2020


Vacinas contra Covid-19 serão envasadas em frascos plásticos

Empresa dos Estados Unidos contratou da alemã Zahoransky o fornecimento de linhas de fabricação no valor próximo de 25 milhões de euros. Elas vão executar a injeção, sopro, revestimento dos frascos, envase e gravação, de forma totalmente automatizada.

31/07/2020


Fispal terá edição on-line

A edição presencial da Fispal Tecnologia 2020, que aconteceria de 7 a 10 outubro, foi cancelada após comunicado estadual sobre a restrição à realização de grandes eventos presenciais. Porém, uma edição on-line será feita por meio de uma plataforma digital.

23/07/2020