A norueguesa Tomra desenvolveu o novo Innosort Flake, um equipamento para seleção de flakes de PET capaz de analisar diversas cores e tipos de contaminantes com altos índices de confiança.
A máquina detecta simultaneamente fragmentos de material por cor e por tipo de polímero. A tecnologia óptica denominada Flying Beam, própria da companhia, possui alta capacidade de resolução, permitindo o reconhecimento de partículas de 2 mm de diâmetro e a remoção de pequenos fragmentos de contaminantes, tais como flakes de PVC, transparentes ou opacos, e de materiais metálicos, reduzindo a taxa de perda de flakes bons de PET.
Segundo informações da Tomra, o Innosort Flake pode atingir a capacidade produtiva de 4,5 toneladas/hora. No site da empresa ainda é possível baixar gratuitamente o e-book “The viability of using 100% recycled plastics” (ou “A viabilidade de usar plásticos 100% reciclados”, em português), que trata da viabilidade técnica e econômica da aplicação de materiais reciclados, bem como das oportunidades comerciais para os fabricantes de produtos com este tipo de material.
#flakes #resinapet #pvc #ebookreciclagem
Mais Notícias PI
Aumentar o fornecimento de resinas obtidas a partir de plásticos-pós consumo (PCR) é o objetivo das empresas parceiras. O trabalho envolve análise de materiais e elaboração de fichas técnicas.
01/07/2025
Em evento para jornalistas que antecede a feira K, a Krauss Maffei anunciou que lançará uma extrusora reativa capaz de recuperar espumas de poliuretano de origem pós-industrial e pós-consumo.
24/06/2025
A empresa desenvolveu uma linha de embalagens fabricada com plástico reciclado pós-consumo (PCR) para o setor de produtos para pets. A linha de embalagens foi apresentada em uma feira em SP.
24/06/2025