A norueguesa Tomra desenvolveu o novo Innosort Flake, um equipamento para seleção de flakes de PET capaz de analisar diversas cores e tipos de contaminantes com altos índices de confiança.

 

A máquina detecta simultaneamente fragmentos de material por cor e por tipo de polímero. A tecnologia óptica denominada Flying Beam, própria da companhia, possui alta capacidade de resolução, permitindo o reconhecimento de partículas de 2 mm de diâmetro e a remoção de pequenos fragmentos de contaminantes, tais como flakes de PVC, transparentes ou opacos, e de materiais metálicos, reduzindo a taxa de perda de flakes bons de PET.

 

Segundo informações da Tomra, o Innosort Flake pode atingir a capacidade produtiva de 4,5 toneladas/hora. No site da empresa ainda é possível baixar gratuitamente o e-book “The viability of using 100% recycled plastics” (ou “A viabilidade de usar plásticos 100% reciclados”, em português), que trata da viabilidade técnica e econômica da aplicação de materiais reciclados, bem como das oportunidades comerciais para os fabricantes de produtos com este tipo de material.

 

#flakes #resinapet #pvc #ebookreciclagem



Mais Notícias PI



Projeto conecta cooperativas e recicladoras para padronizar resíduos plásticos

Com apoio de capacitações e manuais técnicos de classificação, iniciativa da Rede pela Circularidade do Plástico atua na qualificação da matéria-prima recuperada antes do processamento industrial.

27/10/2026


Software de gestão de reciclagem e novos dados do setor

Plataforma do Grupo Sygecom permite cadastro de pequenos negócios de reciclagem e emissão de nota fiscal eletrônica. A organização também concluiu um novo documento com dados do segmento.

27/10/2026


Avanço na reciclagem de acrílicos combina purificação e despolimerização

Processo desenvolvido em cooperação na Europa se baseia na segregação de resíduos de lentes contaminadas por policarbonato e poliamida, reintroduzindo o PMMA recuperado na cadeia de compostos de alto valor agregado.

20/10/2026