Em sintonia com o principal tema da última edição da feira, três empresas suíças (Beck Automation, a Glaroform e a bfa Solutions) se uniram para exibir na K uma célula de produção de embalagens e rotulagem IML, montada com base nos preceitos da economia circular, que no ambiente dos plásticos quer dizer reciclagem. 

Um recipiente de plástico de 200 ml, de parede fina, foi moldado pelo processo de injeção-compressão em uma máquina Krauss Maffei High Performance (ex-Netstal), em moldes desenvolvidos pela Glaroform visando à moldagem com in mold labelling (IML). 

A Beck Automation participou fornecendo o sistema de automação com braços manipuladores em material leve, de modo a permitir resposta rápida na movimentação por motores lineares de alto desempenho. O posicionamento dos rótulos foi feito com a imagem impressa voltada para baixo, e eles foram transferidos entre as estações de trabalho sem interrupção. A unidade também era equipada com um sistema de visão com 10 câmeras que monitoraram a parte externa dos recipientes em 360 ° e, ao mesmo tempo, inspecionaram a parte interna do produto.

Foram usados rótulos com marca d’água, fornecidos pela belga Verstraete, nos quais podem ser aplicadas marcações, a exemplo dos códigos de barra ou QR. Invisíveis a olho nu, as marcas d’água podem ser detectadas por sistemas de triagem de material equipados para lê-las, o que simplifica a triagem preparatória para reciclagem.

Já a bfa solutions forneceu o software MES que funciona como interface entre os níveis de produção e o ERP. O sistema tem a tarefa de coletar e avaliar dados da máquina de moldagem por injeção, do processo de manuseio e do sistema de garantia da qualidade, disponibilizando essas informações para diferentes usuários. As várias funções do MES ajudam a tornar visíveis, em tempo real, fatores como tempo de inatividade, produtos defeituosos e progresso da produção, para que eventuais problemas sejam resolvidos rapidamente. 

#K2019  #economiacircular  #plásticosesustentabilidade

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

23/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024