Comemorando meio século de atividade no Brasil, a produtora de motores Cummins está promovendo uma série de mudanças em sua fábrica na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. Iniciado em maio de 2020, o projeto intitulado Plant Transformation engloba melhorias em softwares, ergonomia, abastecimento de linha, logística e outros setores.
Uma das novidades é a instalação de robôs colaborativos em suas linhas de usinagem e de montagem. No total, 14 cobots passarão a trabalhar na fábrica, sendo que uma delas já está em operação: quatro máquinas serão incorporados à produção ainda em 2021 e as restantes chegarão no ano que vem. Outra modificação consiste na montagem de uma equipe de manufatura destinada somente à produção dos motores Euro VI, visando assegurar a entrega de motores adaptados à nova legislação de emissões de poluentes entre o fim do ano que vem e o começo de 2023.
Em meio a este processo, a Cummins também incluiu a implantação de um novo sistema de localização de componentes, que permite a nacionalização de peças como cabeçotes. De acordo com a empresa, a meta é ter um índice maior de 50%, garantindo maior agilidade nas operações e aumento de produtividade.
#cummins #robos #fabrica #usinagem #motores #chaodefabrica
Mais Notícias PI
A fabricante de origem alemã ampliou o seu portfólio de produtos para o mercado brasileiro com o lançamento da ferramenta de furação modular BT 800, com vida útil 50% superior.
28/07/2025
A retirada dos canais de alimentação de peças fundidas pode ser feita de forma mais rápida e segura com sistemas de corte a plasma.
28/07/2025
Desenvolvido por instituto de pesquisa alemão, em parceria com empresas, o novo robô incorpora tecnologias inovadoras de acionamento e uma estrutura mecânica otimizada, capaz de compensar erros dinâmicos e amortecer vibrações.
28/07/2025