Por José Ricardo Roriz Coelho e Edison Terra Filho*

 

A destinação correta dos resíduos sólidos tem sido tema de constante debate na gestão ambiental. O principal motivo é o impacto gerado pelo consumo e descarte inadequado no meio ambiente.

 

A versatilidade dos plásticos destacou-se ainda mais para a sociedade no combate à pandemia de Covid-19. Ele se mostrou essencial para fabricar máscaras, viseiras e luvas, entre outros equipamentos de proteção individual, os EPIs. Além disso, a matéria-prima também serve como barreira física em diversos estabelecimentos, coberturas, em máquinas para pagamento e vedação de recipientes para alimentação.

 

 

Iniciativa para incentivo à reciclagem de plásticos completa cinco anos de vida

Lixeiras produzidas a partir dos copos plásticos coletados na 95ª Corrida Internacional de São Silvestre. Imagem: Movimento Plástico Transforma

 

 

Mostrar as inúmeras possibilidades do material, bem como reforçar a importância de seu descarte correto, foi o insight para a criação do Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, parceria entre a Abiplast e a Braskem. A cinco anos, o projeto tem como missão promover conteúdo e ações educativas para demonstrar que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos.

 

Por meio de ações educativas e interativas, o projeto procura valorizar e contribuir para o desenvolvimento de uma melhor percepção a respeito do plástico na sociedade, além de provocar discussões sobre temas correlacionados como consumo consciente, reutilização inteligente, descarte e reciclagem do plástico. Ao longo de meia década, o Movimento Plástico Transforma já realizou diversas ações para cumprir o seu propósito.

 

A primeira iniciativa voltada para a sociedade foi a instalação interativa PlastCoLab. A edição inicial, realizada em plena Avenida Paulista (São Paulo, SP), ofereceu workshops, hackathons e exposições, distribuídos pelos três andares de um estande em formato de cubo mágico, com nove metros de altura.

 

O sucesso paulistano levou a instalação para Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Brasília (DF), com recorde de público a cada edição. Ao todo, mais de 37 mil pessoas ficaram interessadas em descobrir como potes plásticos se transformaram em hortas automatizadas, saber sobre as inúmeras possibilidades da caneta de impressão 3D ou simplesmente assistir à performance do robô “Beo”, confeccionado quase todo em plástico.

 

O sucesso do PlastCoLab com o público infantil levou o movimento a lançar um outro grande projeto, destinado a crianças e adolescentes com idades entre 4 e 14 anos. A Estação Plástico Transforma, atividade instalada no parque temático KidZania, em São Paulo (SP), ensina sobre conceitos sustentáveis e reciclagem.

 

Desde a inauguração, em janeiro de 2019, já recebeu mais de 18 mil visitantes, que conheceram, na prática, os conceitos e a importância do descarte correto e do processo de reciclagem. Por meio de uma brincadeira divertida, tivemos a oportunidade de destacar a importância e os benefícios do uso do plástico, bem como reforçar a participação essencial de cada indivíduo no caminho circular do material. Somente pela educação é possível influenciar o presente para que as futuras gerações apliquem conceitos indispensáveis em casa, na escola e ensine-os a todos ao seu redor.

 

A mais recente ação do Movimento Plástico Transforma foi uma parceria com a Fundação Cásper Líbero, a Gazeta Esportiva e a Yescom para a coleta de copos d’água entregues aos corredores da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre. O material coletado na ação foi reciclado e transformado em 1.800 lixeiras para coleta seletiva, entregues às escolas públicas de São Carlos e Jaguariúna, no interior de São Paulo.

 

Esta ação possibilitou impactar não só os participantes da corrida, mas também o público que acompanhou o evento e os alunos e professores das escolas para onde as lixeiras foram encaminhadas. A ação mostrou que, ao ganhar um destino certo, embalagens de plástico podem ser transformadas em objetos que contribuem com o meio ambiente e para a disseminação de conceitos fundamentais à sociedade. Ao conscientizar sobre o consumo consciente, o descarte correto e a reciclagem do plástico, estamos também agindo de forma responsável.

 

Esses são alguns exemplos das diversas ações que o Movimento Plástico Transforma vem realizando em seus cinco anos de existência e que já impactaram mais de 200 mil pessoas. É apenas o começo! Uma série de ações e projetos que tiveram que ficar em stand by, em função da pandemia, estão em nosso pipeline, para dar continuidade à missão de mostrar os benefícios do plástico e conscientizar a sociedade acerca da versatilidade do material e suas infinitas possibilidades.


 

*José Ricardo Roriz Coelho é Presidente da Abiplast e Edison Terra Filho é vice-presidente executivo da Unidade de Poliolefinas da América do Sul e Europa da Braskem. O Movimento Plástico Transforma é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – fruto da parceria entre as entidades.

 

 



Mais Notícias PI



Cenário global para a petroquímica, uma visão até 2030 – Parte II.

Questões geopolíticas e eletrificação dos transportes são alguns dos fatores que prometem alterar os rumos da indústria petroquímica nos próximos anos, com reflexos sobre o setor de transformados plásticos.

26/03/2024


Prêmio “Herói da reciclagem” vai para fundador da Plastic Bank

David Katz, da Plastic Bank, é um dos profissionais cujo trabalho foi reconhecido recentemente pela Global Recycling Foundation (GRF).

25/03/2024


Método científico em prol da produtividade

Uma unidade de fabricação de componentes feitos de PVC para calçados obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da área de máquinas para transformação de plásticos e de desenvolvimento de moldes. Especialista em projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

19/03/2024