A montadora holandesa DAF afirma ter criado um método de retificação completa de eixos-comando capaz de melhorar o desempenho dos motores a diesel com seis cilindros dos modelos XF e CF, que fazem parte do seu portfólio. Entre as vantagens observadas pela empresa, a peça funciona de forma mais suave e eficaz, além de aumentar a vida útil, após passar pelo processo. Esta operação é realizada com o uso da retificadora não cilíndrica externa JUCAM 6L, da empresa alemã JUNKER.
A operação funciona da seguinte forma: os cabeçotes de quatro rebolos são instalados na JUCAM 6L, enquanto o eixo-comando é fixado entre as pontas e os sistemas de medição começam a funcionar para alinhar o posicionamento radial e longitudinal. Daí, as alterações desejadas são feitas nos mancais e, a seguir, os cames da bomba e de entrada e saída. Neste caso, o processo acontece em uma única fixação. Não é preciso realizar uma etapa adicional de rebarbamento.
A DAF garante que o método reduz os tempos de ciclo pela metade, ao mesmo tempo em que atende às tolerâncias exigidas. Também dispensa a necessidade de um novo carregamento e descarregamento. De acordo com a empresa, a retificadora da JUNKER foi escolhida para realizar o processo por apresentar estabilidade na operação, acessibilidade dos componentes e facilidades para configurar e fazer manutenção, entre outras virtudes.
#usinagem #retificação #eixo #comando #motor #caminhão #DAF #Junker
Mais Notícias PI
A fabricante de origem alemã ampliou o seu portfólio de produtos para o mercado brasileiro com o lançamento da ferramenta de furação modular BT 800, com vida útil 50% superior.
28/07/2025
A retirada dos canais de alimentação de peças fundidas pode ser feita de forma mais rápida e segura com sistemas de corte a plasma.
28/07/2025
Desenvolvido por instituto de pesquisa alemão, em parceria com empresas, o novo robô incorpora tecnologias inovadoras de acionamento e uma estrutura mecânica otimizada, capaz de compensar erros dinâmicos e amortecer vibrações.
28/07/2025