A TerraCycle, em parceria com a fabricante de brinquedos Hasbro, criou um concurso no qual os participantes doaram diversos brinquedos de plástico, quebrados ou sem condições de uso, que foram destinados ao Programa Nacional de Reciclagem de Brinquedos. Os brinquedos e suas embalagens foram reciclados e, além de proporcionar o descarte correto desses resíduos, as entidades vencedoras receberam kits de brinquedos novos.

 

Segundo informativo da empresa, além dos itens doados, cada vencedor do concurso indicou uma instituição sem fins lucrativos para receber a doação em dinheiro e um combo exclusivo de brinquedos novos. A arrecadação ocorreu no primeiro semestre de 2021 e contou com a participação de consumidores de todo o País, que garantiram a destinação sustentável aos seus brinquedos sem condições de uso.

 

Para Renata Ross, gestora de marketing e relacionamento da companhia, “O propósito da TerraCycle, além de eliminar a ideia de lixo é deixar um legado de educação ambiental para as crianças, que são os cidadãos em formação. A sociedade de amanhã depende muito de como a consciência desses pequenos será moldada. Além disso, podemos utilizar a sustentabilidade como alavanca de transformação social”. Foram beneficiadas 426 crianças de até cinco anos, atendidas pela CMEI Papa João Paulo, localizada em São José dos Pinhais (PR); cerca de 80 crianças participantes do Projeto Crescer, da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Cesmac), em Maceió (AL); e diversas crianças e adolescentes do Projeto Vem Ser, criado pelo Instituto Miguel Fernandes Tôrres, em Ouro Preto (MG).

 

Crianças atendidas pelo Projeto Crescer - CESMAC recebem doação de brinquedos do Concurso de Coleta de Brinquedos 2021

 

A Terra Cycle informou que os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, o qual inclui uma série de procedimentos, como a separação, lavagem e a extrusão. Os resíduos são transformados em novas matérias-primas, as quais são vendidas e utilizadas para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras, entre outros.

 

Como participar

O concurso foi encerrado, mas a TerraCycle continua recebendo os brinquedos quebrados para a reciclagem. Qualquer pessoa pode enviar os itens gratuitamente por meio do serviço dos Correios e ainda receber pontos que são convertidos em doações financeiras para entidades sem fins lucrativos.

 

Para participar do programa, que é totalmente gratuito, basta cadastrar o seu “time de coleta” (escola, organização, empresa, etc.) e indicar um representante para ser o responsável pela conta. Não há taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela própria TerraCycle, de acordo com os seguintes passos:

 

  1. Colete o máximo de brinquedos sem condições de uso e suas respectivas embalagens. A empresa aceita remessas de diversos tamanhos. Entretanto, para reduzir a pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30 kg) e, se possível, reutilize caixas para enviar seus resíduos;
     

  2. Imprima uma etiqueta pré-paga. Para adquirir gratuitamente essa etiqueta, basta acessar seu “perfil” no site em que realizou o cadastro, clicar em “Programas de Coleta” e escolher a opção “Solicitar etiqueta”. Importante: não tire cópias e não imprima a mesma etiqueta mais de uma vez. Os pontos das remessas enviadas com etiquetas duplicadas não serão computados;
     

  3. Envie sua remessa. Após fechar a caixa e colar a etiqueta pré-paga, basta entregá-la em uma agência própria dos Correios. Lembre-se que as caixas usadas para o envio não devem conter propagandas.

 

A companhia ainda informa que, para reciclar seus resíduos de maneira correta, não é necessário lavá-los ou limpá-los previamente, mas é necessário remover as pilhas e baterias antes de encaminhar para entrega. São aceitos brinquedos de quaisquer marcas. Acesse o site para saber quais modelos são aceitos.

 

(Fotos: Terra Cycle)

#brinquedos #reciclagem #sustentabilidade #diadascriancas



Mais Notícias PI



PA reciclada a partir de aparas industriais

A japonesa UBE desenvolveu dois novos grades de PA reciclada proveniente de aparas industriais de filmes. O material é ideal para produção de monofilamentos.

15/10/2021


Cursos técnicos gratuitos com vagas abertas para 2022

Unidade de São Bernardo do Campo (SP) da Escola Senai oferece mais de 80 vagas, em diversos períodos, para curso técnico gratuito especializado em química e materiais plásticos.

15/10/2021


Gestão empresarial e sustentabilidade

Saiba mais sobre o livro que reúne diálogos sobre teoria, conceitos e metodologias relacionados à gestão empresarial para a sustentabilidade.

14/10/2021