A Novacam Technologies, com matriz no Canadá, desenvolve equipamentos para medição de alta precisão de tubos plásticos. Um exemplo é o sistema de escaneamento 3D sem contato TubeInspect (foto), que pode fazer a medição do diâmetro interno e externo de peças cilíndricas, e também de componentes de ferramental, a partir de nuvem de pontos.

Ele também é indicado para trabalhos de inspeção de superfícies em áreas de difícil acesso, contando com sondas à base de fibras que têm diâmetro de até 0,5 mm, possibilitando assim a detecção de anomalias como, por exemplo, trincas e rachaduras, bem como porosidade, arranhamento e/ou danos causados por atrito ou impacto.
Segundo informações da empresa, o equipamento também pode fazer medições de furos, roscas e de ranhuras, e é recomendado para operações de inspeção de peças no chão de fábrica e em laboratórios de metrologia, sendo indicado para a área de extrusão de tubos plásticos.
Também é indicado para trabalhos na indústria automobilística, aeroespacial, no segmento ferroviário, além de outros, podendo ser integrado a linhas de produção robotizadas e a células de inspeção conectadas a ambientes virtuais.
E-mail: info@novacam.com; www.novacam.com
Mais Notícias PI
Nova norma vai padronizar o conceito de gêmeo digital, ajudando a reduzir divergências e acelerar a maturidade do mercado nacional desse tipo de tecnologia com alto potencial de uso industrial.
13/02/2026
A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.
13/02/2026
A fabricante de compostos e masterbatches Sāco AEI Polymers foi classificada como uma das melhores empresas avaliadas globalmente em desempenho de sustentabilidade.
13/02/2026