Recentemente o Instituto Aço Brasil divulgou dados referentes à produção de aço no mês de agosto, assim como o acumulado do ano. Desde o início deste ano até o mês passado a produção de aço bruto teve um aumento 20,9% e a de laminados um aumento de 31,6%, em relação ao mesmo período de 2020.

 

 

Segundo Débora Oliveira, diretora de comunicações e relações institucionais do instituto, “a produção brasileira de aço bruto, em agosto de 2021, foi de 3,1 milhões de toneladas, um aumento de 14,1% frente ao apurado no mesmo mês de 2020. No acumulado de janeiro a agosto de 2021, a produção alcançou 24,1 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,9%, frente ao mesmo período do ano anterior”.

 

 

De acordo com o relatório de estatística mensal, em agosto, as vendas internas atingiram 2 milhões de toneladas, representando crescimento de 10,4%, frente ao apurado no mesmo mês de 2020. O consumo aparente de produtos siderúrgicos no mês foi de 2,3 milhões de toneladas, o que representa um valor 22,7% superior ao apurado no mesmo período de 2020. Um vídeo sobre os dados pode ser visto a seguir.

 

 

As vendas internas, nos primeiros oito meses deste ano, foram de 16,0 milhões de toneladas, representando uma alta de 34,2% quando comparada com o apurado em igual período do ano anterior. O consumo aparente de produtos siderúrgicos, nos primeiros oito meses deste ano, foi de 18,8 milhões de toneladas, acumulando alta de 41,7% frente ao registrado no mesmo período de 2020.

 

Ainda segundo a diretora, “Os números mostram que a indústria brasileira do aço está produzindo e atendendo seus clientes em volumes superiores àqueles verificados antes do início da pandemia do Covid-19.”

 

A entidade também divulgou o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA), referente ao mês de setembro. O ICIA caiu 18,3 pontos em comparação ao mês anterior, atingindo 50,6 pontos. Com esse resultado, o indicador volta à trajetória decrescente desde seu pico, em outubro de 2020, “o que aponta que a confiança dos CEOs da indústria do aço migra para um período de acomodação após forte crescimento da atividade do setor”, concluiu Débora.


 

(Fotos: Aço Brasil)

#institutoacobrasil #producao #acobruto #laminados



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026