A plataforma de automatização de processos produtivos MES 4.0 agora está disponível no mercado nacional em razão de um acordo firmado entre a Cantier Systems, empresa de desenvolvimento com sede em Cingapura, e a distribuidora local para a indústria 4.0 Industrial IoT Solutions. Firmado no mês de abril, o acerto possibilita a comercialização do sistema para o Brasil e os demais países da América Latina.
De acordo com o fabricante, o Cantier MES 4.0 diferencia-se de produtos similares ao promover a incorporação das tecnologias IIoT, IA, Machine Learning e Big Data Analytics ao sistema, que permite automatizar processos até então realizados por atividade humana, como a definição da ordem de produção e a verificação de motivos para eventuais paradas. Também detém funcionalidades e sistemas de manutenção capazes de gerar uma ordem e controlar as equipes responsáveis por ela, entre outras vantagens.
Com o lançamento da plataforma, a Industrial IoT Solutions planeja atender a um mercado que tende a ser cada vez maior, ao menos no Brasil: segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), somente 19% das indústrias nacionais fazem uso de sistemas MES, mas este número pode chegar a 49% no futuro próximo por diversos fatores. Um deles é a pandemia do coronavírus, que forçou as empresas a reduzir o número de funcionários no chão de fábrica, dificuldade a ser minimizada com o uso da automação.
#MES #GerenciamentoDaProducao #usinagem #ManufacturingExecutionSystem
Mais Notícias PI
CNI vai organizar missão de empresários aos EUA para reforçar os laços comerciais entre empresas, enquanto a Abimaq avalia as perdas que o setor de máquinas e equipamentos poderá sofrer em decorrência do aumento das tarifas.
07/04/2025
O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.
20/03/2025
Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.
10/03/2025