Mesmo sofrendo com os efeitos negativos da pandemia do coronavírus, a indústria brasileira de máquinas continua em tendência de recuperação econômica, corroborando as expectativas de crescimento para o setor em 2021. Levantamento da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em março revela que a receita do segmento aumentou em 18,9% o resultado de fevereiro e em 28,9% em relação a igual período de 2020. No primeiro trimestre deste ano, segundo a associação, a alta foi de 28%.
O bom desempenho do segmento está relacionado principalmente às vendas realizadas no mercado interno. Em março, as receitas obtiveram índice 21,7% positivo na comparação com fevereiro e 45,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. As importações também subiram (29,4% na comparação mensal e 21,4% na interanual). As exportações, por sua vez, registraram lucro de 8,5%: na opinião da Abimaq, este número deve subir ainda mais por causa do aquecimento do mercado internacional, causado pelo aumento da vacinação nos países de Primeiro Mundo.
A capacidade instalada também cresceu em março de 2021, atingindo 76% do total, assim como a carteira de pedidos (6,4%). O patamar é 26,3% maior do que no ano passado, equivalente a 12 semanas. Em relação aos empregos, a indústria nacional registrou o nono crescimento consecutivo em número de funcionários, chegando a 340 mil pessoas. No comparativo com igual mês do ano passado, houve criação de 38 mil postos de trabalho.
#maquinas #industria #abimaq
Mais Notícias PI
CNI vai organizar missão de empresários aos EUA para reforçar os laços comerciais entre empresas, enquanto a Abimaq avalia as perdas que o setor de máquinas e equipamentos poderá sofrer em decorrência do aumento das tarifas.
07/04/2025
O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.
20/03/2025
Empresa do Grupo Combustol & Metalpó está ampliando em 50% a sua capacidade de produção de peças pelo processo de metalurgia do pó. Indústrias automotiva e de eletrodomésticos estão entre os principais setores consumidores.
10/03/2025