Pertencente ao grupo chinês Weifu, a fabricante Weifuautocam Precision Machinery Corporation produz peças e componentes automotivos como bicos injetores, bombas de alta pressão e válvulas eletromagnéticas de transmissão. Para a produção de parafusos de ajuste para bombas hidráulicas de alta pressão, a empresa decidiu apostar na aquisição de uma retificadora ao invés de realizar as operações em vários tornos. Segundo a fabricante, a escolha foi justificada, entre outros fatores importantes, pela única fixação.

O modelo adquirido foi a retificadora Grindstar, produzida pela alemã Junker. Dois processos de usinagem são realizados na máquina: retificação de perfil e de corte, em uma única fixação, substituindo vários tipos de torno, especialmente em produções em série. É capaz de trabalhar com materiais macios e endurecidos, além de operar com barras de até 4 ou 6 m (opcional) de comprimento. O processo de retificação pode empregar rebolos de CBN ou diamantados.

Segundo Ge Wei, engenheiro de produção da Weifuautocam, além de o processo ter se tornado mais produtivo, a qualidade superficial da peça também melhorou. “Outro fator decisivo foi a não necessidade de dressar os rebolos. A operação da máquina é simplificada pelo pequeno número de ajustes. Além disso, a máquina é equipada com um sistema de medição em processo, o que garante a estabilidade da qualidade e que nos permite implementar uma operação quase sem operador”, acrescentou.

Parceria de longa data

A aquisição da Grindstar pela Weifuautocam é mais um desdobramento da parceria entre as duas companhias, que começou no início dos anos 2000. A confiança mútua se tornou tão afinada que a empresa chinesa teve confiança suficiente para apostar na nova máquina, tornando-se a primeira fabricante de seu país a adotar esta tecnologia. 

Para que isto acontecesse, porém, realizou-se um minucioso processo de comissionamento, em que um técnico do Grupo Weifu foi treinado para a montagem e os testes iniciais da máquina. Esta etapa envolveu a ida de um engenheiro da Junker para efetuar ajustes necessários em decorrência da diferença de temperatura entre o ambiente da oficina em que o equipamento seria instalado e a exigida para o correto funcionamento do equipamento. 



Mais Notícias PI



Pesquisa em fundição de aço abre caminho para componentes mais seguros

Instituições de pesquisa europeias avançam na criação de uma liga de aço fundida a frio com uma combinação sem precedentes de resistência e ductilidade.

08/09/2025


Gühring lança ferramenta de furação modular no Brasil

A fabricante de origem alemã ampliou o seu portfólio de produtos para o mercado brasileiro com o lançamento da ferramenta de furação modular BT 800, com vida útil 50% superior.

28/07/2025


Plasma pode ser usado no corte de canais de alimentação de peças fundidas

A retirada dos canais de alimentação de peças fundidas pode ser feita de forma mais rápida e segura com sistemas de corte a plasma.

28/07/2025