Para reduzir paradas não programadas na linha de montagem do carro elétrico Chevy Bolt, a montadora GM está lançando mão de uma solução criativa: o uso da impressora F900, da empresa Stratasys, para a confecção de ferramentas chamadas risers, responsáveis por dar apoio e posicionar as peças no palete de transporte aéreo.
Tal mudança foi necessária em razão dos problemas causados pelo peso do aço, material anteriormente usado para a fabricação destas peças, como eventuais pausas no equipamento de automação. A matéria-prima escolhida para a impressão 3D foi a fibra de carbono FDM Nylon 12CF, 72% mais leve do que o modelo anterior, mas que oferece rigidez e resistência.
Outra vantagem do novo processo foi a economia de tempo na produção das ferramentas, que passaram a ser criadas em apenas 15 dias, contra nove semanas nas vezes em que o aço era utilizado. Para completar, os custos de construção e pós-usinagem foram reduzidos, bem como a frequência de manutenção periódica.
Mais Notícias PI
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025