A Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior anunciou ontem a inclusão das resinas de polipropileno (PP) na lista de exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (LETEC). Assim, as importações da matéria-prima  passam a ter alíquota zero, em medida com vigência prevista para os próximos três meses, para uma quota de 77 mil toneladas mensais. A resolução é passível de renovação e teve como principal causa a dificuldade de abastecimento do mercado como consequência da pandemia de Covid-19.

Em nota, a  Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) elogiou a iniciativa governamental e informou que nas últimas semanas foram realizados encontros entre a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec, do Ministério da Economia), associações, setores consumidores e Braskem, visando traçar estratégias para contornar o impasse vivido pela cadeia produtiva do plástico diante da escassez de matéria-prima. 

 

De acordo com Roberta Duarte, gerente de contas estratégicas no Brasil da distribuidora Montachem Internacional (EUA), a medida terá impacto praticamente imediato sobre os ânimos do mercado: "É uma excelente notícia. Acredito que estamos caminhando para uma normalização. Ainda há alguns atrasos, porém, nossas cargas estão sendo embarcadas 100%".

 

 

 

Conteúdo relacionado:

Dificuldades no suprimento de matéria-´prima devem perdurar pelos próximos meses

 

 

#alíquotazeroparaPP

 



Mais Notícias PI



Fabricante de motocicletas vai aumentar a produção no Amazonas

A Honda vai investir mais de R$ 1 bilhão para aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.

13/10/2025


Espaço para a inovação no setor de filmes agrícolas

Menos volume e mais inovação, adaptação regional e reposicionamento dos fluxos comerciais globais são as tendências apontadas em novo estudo sobre o mercado de filmes agrícolas.

06/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025