Com narração original em inglês e legendas em português, o vídeo publicado no canal do Youtube da fabricante Sandvik Coromant descreve o processo de reciclagem de ferramentas de corte metal duro realizado pela empresa austríaca Wolfram – uma das maiores produtoras de tungstênio do mundo.
Neste processo desenvolvido pela própria Wolfram, ainda são retirados cobalto, que é encaminhado a outra empresa. De acordo com Wedber, entre outras vantagens, o material reciclado exige menos energia para ser processado e mantém as mesmas qualidades físico-químicas do original.
A Sandvik Coromant, por sua vez, informa que recupera mais de 80% do metal duro que comercializa. A fabricante compra as ferramentas de metal duro usadas para fazer este processo. Informe-se com o seu fornecedor.
#reciclagem #metalduro #sandvikcoromant
Mais Notícias PI
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025