Comumente no fim do ano a busca e oferta por cursos de formação profissional se encontram e, embora 2020 tenha se mostrado um ano atípico, a indústria pôde aprender com seus percalços e os materiais plásticos demostraram sua relevância em meio a pandemia de Covid-19, o que motivou a academia a manter e/ou criar novos vestibulares.

 

A Fatec Zona Leste, por exemplo, está com inscrições abertas para a graduação em Desenvolvimento de Produtos Plásticos. O curso prevê que o tecnólogo formado desenvolva a capacitação de criar e gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos na área de materiais plásticos e proponha melhorias em processos existentes, de forma a buscar inovação ao desenvolvimento de produto e seus custos associados.

 

O aluno estudará disciplinas básicas (como química, física, matemática, inglês, informática e português), de desenvolvimento de produto (criação, marketing, empreendedorismo, desenho assistido por computador, projeto, gestão de equipes, propriedade intelectual, entre outras) e na área de materiais (plásticos, metais, biomateriais, nanomateriais, aditivação, processamento, manufatura convencional e aditiva, entre outras). Assim, o profissional poderá trabalhar em empresas na área de materiais plásticos que desenvolvem materiais e produtos para diversos ramos da indústria nacional (automobilística, construção civil, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, utilidades domésticas, produtos médico-hospitalares, brinquedos, entre outras).

 

As inscrições para o curso, que terá duração de seis semestres (três anos) e aulas presenciais apenas durante dias da semana, podem ser realizadas por meio do site até o dia 15/12/2020.

 

Além disso, seguindo a forte tendência de sustentabilidade, a Faculdade de Tecnologia Senai Mario Amato está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Economia Circular aplicada à Indústria, que será ministrado em dois dias por semana das 19h às 22h, com carga horária total de 360 horas (18 meses).

 

O curso lato sensu tem como objetivo geral suprir o mercado de trabalho formando especialistas para atuação na implementação de soluções viáveis e inovadoras relacionadas ao modelo econômico circular, considerando as oportunidades de criação e otimização de valor no uso dos recursos naturais.

 

Segundo informações da escola, a especialização oferece subsídios para diagnosticar problemáticas ambientais relacionadas à cadeia produtiva e consumo linear, mapear oportunidades de otimização do valor no uso de recursos naturais, estruturar plano de negócios com base nos princípios da economia circular e implantar soluções circulares com base no plano de negócios. As inscrições podem ser realizadas por meio do site da escola.

 

Para conferir mais opções de cursos, conferências e eventos que envolvem a indústria dos materiais plásticos acesse nossa seção Eventos, a qual recebe atualizações mensalmente sobre os próximos acontecimentos do setor.

 

(Fotos: Fatec Zona Leste, Senai Mario Amato)

#cursosuperior #graduacao #posgraduacaoeconomiacircular



Mais Notícias PI



Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024


Inscrições abertas para bolsas de estudo com foco na indústria

Concurso de bolsas de estudo do programa Inova Talentos abrange áreas como engenharia de materiais e engenharia mecânica.

09/04/2024


Plástico Brasil e VDMA formam parceria

Foi anunciada pela Associação dos Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais, da Alemanha, uma parceria com a comissão organizadora da feira Plástico Brasil, que terá nova edição em 2025.

02/04/2024