Uma equipe de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu o bioLogic, um traje respirável com abas de ventilação impregnadas com células que proporcionam a abertura e fechamento em resposta ao calor e ao suor gerado pelo corpo de um atleta.

O projeto foi implementado em um tecido de látex com abas revestidas com células de E.Coli impregnas no tecido por meio de impressão celular de linhas paralelas, criando estruturas de duas camadas. A equipe expôs o tecido desenvolvido a condições alternadas de umidade e ele passou a interagir com o ambiente, encolhendo ou expandindo. Assim, essas células microbianas atuam como minúsculos sensores e atuadores abrindo as abas, por exemplo, quando um atleta transpira e fechando-as assim que o corpo esfria e não requerem elementos adicionais para responder à variação da umidade. Assista o vídeo sobre a reação do material:

 

BioLogic, um traje respirável com abas de ventilação feito de tecido de látex com abas revestidas com células de E.Coli

impregnas no tecido por meio de impressão celular de linhas paralelas (fonte:  Massachusetts Institute of Technology)

 

Os pesquisadores adaptaram o tamanho, bem como o grau de abertura de cada aba, com base em mapas previamente publicados de onde o corpo produz calor e suor. De acordo com o pesquisador e líder do projeto Wen Wang, após testes de 100 ciclos de secos/úmidos, o tecido não apresentou degradação ou redução de desempenho, em grande parte devido às propriedades do polímero empregado. As células microbianas possuem estirpe não-patogênica, ou seja, não oferecem risco ao ser humano e são aprovadas e seguras para o contato e até mesmo para consumo.

 

Além disso, os pesquisadores combinaram ferramentas funcionais às células sensíveis à umidade no tecido polimérico que poderão não somente contrair ou dilatar, em resposta a condições úmidas, mas poderão também acender (por meio de técnicas de fluorescência) e liberar odor. Essas características poderão permitir que as pessoas saibam que um atleta está correndo ou se exercitando no escuro. ao passo que liberam um cheiro agradável.

 

 

A equipe já aplicou o tecido “bio(inter)ativo” em um protótipo de um tênis de corrida com múltiplas abas na sola que atuam da mesma forma sob efeito da umidade. Assim, a equipe busca colaborar com empresas de roupas esportivas para comercializar seus projetos e está explorando outras possibilidades de uso, tais como em embalagens ativas sensíveis à umidade.

 

#tecidointeligente #impressacelular #biomateriais



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024