A Ecourbis Ambiental, empresa que gerencia resíduos sólidos na Cidade de São Paulo (SP), contratou a alemã Stadler para a execução do projeto e construção das instalações da unidade de triagem mecanizada (UTM) Leste, que será referência no tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) em São Paulo (SP). Com subsidiária na capital paulista, a empresa alemã com atuação global prevê a entrada em operação da nova planta em agosto de 2027.

 

A Ecourbis gerencia 50% dos resíduos domiciliares do município e a nova UTM será a mais avançada instalação de tratamento de RSU da América Latina, com capacidade de processamento de 135 toneladas por hora (550.000 toneladas por ano). Nela serão recuperadas 48 mil toneladas de recicláveis, produzidas 260 mil toneladas de combustível derivado de resíduos (CDR) e geradas 170 mil toneladas de material orgânico para a produção de biogás, desviando mais de 308.000 toneladas por ano do descarte em aterros sanitários.

 

Modelo em escala da UTM da Ecourbis

 

Plásticos no mix de resíduos

 

André Galuppo, diretor da Stadler no Brasil e supervisor de projetos para a América Latina, informou entre as 48 mil toneladas de materiais recicláveis recuperadas por ano, 6% correspondem a plásticos flexíveis e 60% a plásticos rígidos (PET, PEAD e PP), os quais serão compactados e enfardados para serem posteriormente destinados a empresas que farão a reciclagem do material.

 

Após a recuperação, cada material será armazenado temporariamente envolto por correias até que se concentre quantidade suficiente para a produção de um fardo compactado por prensas. Uma vez prensados, os materiais serão amarrados com arame, pra formação do fardo e serão armazenados no estoque da Ecourbis até o momento da venda e despacho para os recicladores.

 

O processo prioriza a recuperação para reciclagem, mas também serão gerados dois tipos de combustível derivado de resíduos (CDR) . Ambos serão destinados às indústrias de produção de cimento para a substituição térmica em fornos.

 

O primeiro tipo, chamado de CDR Urbano (CDR-U), será uma mistura composta predominantemente por plásticos flexíveis, um pouco de papel e plásticos rígidos, todos eles de baixa reciclabilidade. A classificação do CDR-U será feita para as frações com dimensões entre 100 e 300 mm. Após a passagem pelos separadores balísticos, serão utilizados separadores ópticos que operam por radiação próxima do infravermelho (NIR) para a classificação automatizada entre recicláveis, CDR-U e rejeitos. Para máximo controle da qualidade do combustível produzido, todo o material destinado à produção de CDR-U passará por separadores ópticos.

 

O segundo tipo de combustível será chamado de CDR Verde, composto predominantemente por materiais orgânicos, papel e poucos plásticos. Este material virá da fração com dimensões entre entre 30 e 100 mm, sendo classificado por peneiras giratórias e peneira de malha elástica, além de passar por equipamentos para remoção de metais ferrosos, metais não ferrosos e plásticos recicláveis.

 

Após a classificação, o material será triturado em dimensões aproximadas de 50 mm e passará por um secador de correia, equipamento que utiliza ar aquecido pela queima do gás do aterro sanitário para reduzir a 10% a umidade do material e assim garantir a qualidade do combustível alternativo.

 

Equipamento de ponta e inteligência artificial

 

O novo projeto da Ecourbis conta com a capacidade da Stadler de adaptar o seu modelo europeu de tratamento de resíduos às realidades locais, levando em conta inclusive a composição dos resíduos, o clima e o ambiente regulatório brasileiros, com base em ampla experiência na América Latina e no suporte técnico de sua matriz na Alemanha.

A avançada planta UTM Leste será pioneira na aplicação de inteligência artificial através da plataforma StadlerConnect, que permitirá realizar manutenção preditiva, detecção de bloqueios e otimização de processos em tempo real, marcando a primeira implantação da plataforma na América Latina.

Anos de aprendizado contínuo, combinando estudos técnicos aprofundados e experiência prática, nos permitiram projetar o fluxo de processo e o balanço de massa mais eficientes para as condições brasileiras”, explicou Henrique Filgueiras, diretor comercial da Stadler do Brasil. “Os resíduos no Brasil apresentam desafios específicos em comparação com a Europa: maior teor de matéria orgânica, maior umidade, presença significativa de materiais volumosos e não recicláveis, além de uma composição gravimétrica menos favorável. Encontrar o equilíbrio entre investimentos e custos operacionais é fundamental, assim como adaptar o layout da planta aos altos custos de obras civis no país.


 

 

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Imagens: Stadler/Ecourbis

 

 

 

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