A belga Syensqo, do Grupo Solvay, fornecedora global de materiais de alto desempenho, anunciou a linha de compostos de poliéter cetona (PAEK) AvaSpire, destinada à fabricação de tubos flexíveis corrugados para instalações hidráulicas e sanitárias, com ou sem reforço externo.

A primeira aplicação comercial para o mercado de tubos e revestimentos hidráulicos residenciais foi desenvolvida com a fabricante alemã Uniwell Rohrsysteme, que está utilizando o polímero para produzir mangueiras de conexão para sistemas de torneiras de banheiro e cozinha.

 

A nova mangueira flexível da Uniwell é fabricada com segmentos de tubo de PAEK extrudados e cortados no comprimento desejado em um processo contínuo. Em instalações de tubulações de água, o uso do AvaSpire PAEK em vez de latão contribuiu para reduzir o risco potencial de contaminação por chumbo, além de conferir ao produto final mais resistência à fluência a longo prazo.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

 

 

Imagem: Syensqo

 

 

 

Leia também:

 

 

Farinha de madeira estável para uso em compostos plásticos

 

Novo grade de PPA para a área médica

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-Trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

05/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025


Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025