No levantamento divulgado pela associação dos fabricantes de máquinas da Alemanha (VDW) referente ao segundo trimestre de 2020, nem todos os números foram negativos. Apesar de as encomendas terem sido 46% menores do que em igual período do ano anterior (36% no mercado interno e 51% para o exterior), a entidade aponta que a crescente queda nas vendas pode já ter atingido o piso: em junho, pois houve um aumento significativo no comparativo com abril e maio. O clima de otimismo também é justificado pelo Índice de Gestores de Compras (PMI) de China, EUA e a zona do euro, importante termômetro econômico que atingiu em julho índice próximo aos 50 pontos, que indicam crescimento.

Alguns dos setores indicados pela associação para liderar uma possível retomada dos negócios são o de expansão da tecnologia de 5G e ligada aos setores médicos e à engenharia mecânica. No entanto, a possibilidade nada remota de uma nova onda de infecção por coronavírus em diversas regiões do mundo torna o cenário econômico ainda incerto.



Mais Notícias PI



Crescimento e desaceleração. Os dados da indústria no primeiro semestre.

Levantamento da CNI mostra que o faturamento da indústria cresceu 6,5% no primeiro semestre, mas os resultados recentes sinalizam desaceleração.

11/08/2025


Tendências do setor mínero-metalúrgico para 2025

Inteligência artificial, sustentabilidade e mercado de trabalho se destacam entre os tópicos que farão parte do planejamento para o desenvolvimento do setor mínero-metalúrgico, de acordo com previsões da ABM.

27/01/2025


Aumento da produção de aços em outubro foi de 16%

O Instituto Aço Brasil divulgou que o setor siderúrgico do País produziu 3,08 milhões de toneladas de aço bruto em outubro.

25/11/2024