A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou o evento virtual “100 anos da Ciência dos Polímeros” voltado para a produção de vídeos e conteúdo digital sobre temas variados dentro da esfera de conhecimento dos materiais plásticos. A data está sendo celebrada de setembro a novembro de 2020 nas redes sociais da UFSCar e no canal autointitulado no YouTube.

 

O evento foi idealizado como uma ação comemorativa da publicação do artigo Über Polymerisationen (“Sobre Polimerização”, em tradução livre) escrito pelo alemão Hermann Staudinger, que em 1920 descreveu, pela primeira vez, o conceito de que macromoléculas consistiam de muitas unidades de repetição. Essa publicação tornou-se um marco importante na história dos polímeros e estabeleceu uma importante área de pesquisa interdisciplinar que envolve químicos, físicos e engenheiros. O que não foi diferente na indústria, possibilitando o desenvolvimento de tecnologias que tornaram os materiais poliméricos indispensáveis em diversas aplicações.

 

As palestras e depoimentos de pesquisadores, tanto da academia quanto da indústria, de diferentes regiões do Brasil serão ministradas entre os meses de setembro a novembro de 2020. O acesso aos materiais e entrevistas publicadas é gratuito, e seu conteúdo pode ser visualizado por meio de diversas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).

 

Segundo as organizadoras do evento – Roselena Faez (docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação do Campus Araras – DCNME-Ar), Sandra Cruz (do Departamento de Química do Campus São Carlos) e Marystela Ferreira (do Departamento de Física, Química e Matemática do Campus Sorocaba – DFQM-So) – essa comemoração é uma oportunidade de avaliar o passado, compreender o presente, buscar soluções para os grandes desafios do futuro dos polímeros, além de divulgar a pesquisa e inovação que é desenvolvida em todo o País.

 

#plastico #eventoonline #100anosdacienciadospolimeros



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024


Inscrições abertas para bolsas de estudo com foco na indústria

Concurso de bolsas de estudo do programa Inova Talentos abrange áreas como engenharia de materiais e engenharia mecânica.

09/04/2024