Estão disponíveis para comercialização três cursos on-line que têm o processo de estampagem de chapas como tema principal, oferecidos pelo SENAI por meio da plataforma Futuro Digital.


O curso “Tecnologia de estampagem” tem duração de 12 horas e é composto por módulos que trazem informações sobre a conformabilidade de chapas, aspectos metalúrgicos de materiais, fabricação da chapa e suas propriedades mecânicas.


Há ainda módulos sobre os processos de estampagem, atrito e desgaste na estampagem, prensas para estampagem, conceitos de ferramentas, operações de construção, etapas do desenvolvimento de ferramentas e geometria da peça, entre outros temas.


Com 8 horas de duração, o curso “Engenharia de superfícies para estampagem” possui uma grade curricular com módulos dedicados à introdução às superfícies de ferramentas para estampagem de chapas, abordando, por exemplo, a caracterização de materiais, funções de ferramentas e processos envolvidos.

 

Neste curso serão ministradas aulas sobre o desgaste de superfícies, lubrificação, requisitos e controle do processo, modos de falha, preparação de ferramentas, técnicas de polimento de superfícies de ferramentas, tratamento térmico que promove o revestimento cerâmico com alta aderência (PVD), cuidados e manutenção, além de outros tópicos.


“Fundamentos de estampagem e simulação” é um curso com duração de 12 horas no qual os alunos terão acesso a informações sobre as definições e os conceitos básicos de fabricação por conformação, simulação de processos produtivos, classificação dos processos e análise sistemática. O conteúdo é dividido em módulos sobre análise de deformações, tensão e curva de escoamento, mecanismos de deformação plástica e recuperação e recristalização.


Os tipos de chapas de aço e de alumínio também são temas deste curso, assim como as características de processos elementares de estampagem, dobramento, corte, estiramento e embutimento.


Mais informações podem ser obtidas na plataforma Futuro Digital-SENAI.

 

______________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________

 

Imagens: Senai

 

Fique por dentro das notícias do setor metal mecânico:

 

Dassault Systèmes e KUKA firmam parceria para estimular a adoção de robótica e automação

 

Segurança ocupacional será tema de workshop

 

#SENAI #FuturoDigital #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias PI



Curso de conformação de chapas acontece na UFPR

Treinamento com formato híbrido terá início em novembro de 2025 e a Universidade Federal do Paraná também está programando turmas para 2026.

15/09/2025


SENAFOR terá nova edição em outubro

O evento que reúne conferências internacionais simultâneas sobre temas do setor metal mecânico acontece no Rio Grande do Sul. A conformação de chapas está entre os temas principais das conferências.

15/09/2025


Feira do setor metal mecânico terá nova edição em SP

A feira Tubotech será realizada nas mesmas datas da feira Wire Brasil, na capital paulista, em outubro.

01/09/2025