Moldes e matrizes


Este guia traz uma lista atualizada de empresas que fornecem ferramental para moldagem de termoplásticos pelos processos de injeção, sopro, extrusão, rotomoldagem e termoformação, assim como compressão e transferência. Traz ainda informações sobre serviços prestados por elas.




O levantamento anual de dados sobre as ferramentarias que fornecem para o setor de plásticos revelou que elas dispõem de um parque fabril relativamente novo, e isso pode ser um indicador de que elas estão se atualizando tecnicamente: a média de idade de 34% dos equipamentos em uso nessas empresas é de 5 a 9 anos, seguido por 30% com idade entre 10 e 19 anos, 21% acima de 20 anos e 15% com até quatro anos de uso. Essa atualização é fundamental, tendo em vista que mais da metade das empresas informou fornecer moldes já equipados com sistemas de câmara quente, o que demanda capacitação humana e de maquinário.

Quanto ao porte das empresas, 72% delas informaram contar com até 50 funcionários, enquanto 12,5% têm de 51 a 100 e 15,5% possuem de 101 a 500 colaboradores.

No ranking dos setores atendidos pelas ferramentarias continua em primeiro lugar o automobilístico, seguido por construção civil, eletroeletrônicos, embalagens, linha branca, brinquedos, móveis e a área médica. Em relação a anos anteriores, houve destaque para o segmento da construção civil, que passou a ocupar a segunda posição entre os que mais demandam ferramental, ultrapassando o segmento de embalagens. A participação da área médica também aumentou, apresentando-se agora em um mesmo nível observado para áreas como brinquedos e mobiliário. O setor agrícola também apareceu com destaque nas respostas espontâneas, tendo sido mencionado por muitas das empresas pesquisadas.

O perfil da clientela, por sua vez, impacta as ferramentarias no sentido de que elas passam a ser parceiras no desenvolvimento de produtos. Para tanto, 30% das pesquisadas informaram contar com um profissional de design contratado, enquanto 70% contratam o serviço de terceiros.





Moldes, ferramentaria plastico, molde plastico, molde injeção, molde camara quente, molde injeção camara quente, molde pre-formas pet, molde injeção pre-formas pet, molde sopro, molde injeção sopro, moldeinjection blow, molde rotomoldagem, molde termoformagem, molde vacuum forming, molde termofixo, molde termofixo compressão, molde termofixo transferência, molde extrusão, molde extrusão manual, molde extrusão automático, molde aço, molde aluminio, molde liga, molde cobre-berilio, matriz plastico, matriz injeção, matriz camara quente, matriz injeção camara quente, matriz pre-formas pet, matriz injeção pre-formas pet, matriz sopro, matriz injeção sopro, matrizinjection blow, matriz rotomoldagem, matriz termoformagem, matriz vacuum forming, matriz termofixo, matriz termofixo compressão, matriz termofixo transferência, matriz extrusão, matriz extrusão manual, matriz extrusão automática, matriz aço, matriz aluminio, matriz ligas, matriz cobre-berilio, calibrador extrusão



Compartilhe:


Voltar