As empresas constantes deste guia executam a reforma e/ou atualização (retrofitting) de máquinas e equipamentos usados no processamento de plásticos.
O retrofitting de maquinário destinado a operações no chão de fábrica é uma opção para os transformadores de plásticos que pretendem, por exemplo, atualizar o seu parque fabril para incorporar a ele recursos digitais.
Esse tipo de trabalho pode compreender modificações em sistemas e/ou equipamentos que integram linhas de produção.
Uma sondagem realizada com as companhias listadas a seguir apontou que 40% da sua gama de serviços são destinados à reforma da motorização e de sistemas de acionamento de equipamentos industriais, enquanto 26,25% consistem em consertos da parte mecânica. Já a instalação de dispositivos eletrônicos e comandos corresponde a 18,75% desse montante, ao passo que reparos na parte elétrica equivalem a 15%.
O índice de ganho de desempenho de um equipamento reformado/“retrofitado”, segundo as empresas pesquisadas, varia de 30 a 70%, com o aumento da sua vida útil entre 10 e 20% após a submissão a esse processo. As participantes afirmaram ter serviços de reforma e retrofitting de máquinas contratados para até 12 meses, oferecendo assistência técnica e garantia de até um ano.