Masterbatches, corantes e pigmentos


O guia a seguir lista as empresas fornecedoras de insumos para coloração de resinas termoplásticas destinadas à fabricação de diversos itens, dentre os quais aqueles que têm a aparência como um aspecto importante para captar o interesse do consumidor final. Nestes casos, a definição de cores pode ser objeto de longos estudos sobre comportamento e tendências de mercado.




Os masterbatches, ou concentrados de cor, são compostos normalmente fornecidos em grânulos contendo uma alta concentração de pigmento e/ou aditivos melhoradores de determinadas propriedades dos plásticos.

Já os pigmentos e corantes, em versões orgânica ou inorgânica, estão disponíveis na forma líquida, microgranulados, ou ainda, em flakes, podendo ser usados na preparação dos próprios masterbatches, ou ainda, incorporados diretamente nos materiais plásticos.

Apesar de haver estudos sazonais de tendências de cores voltados para os produtos plásticos, há orientações gerais normalmente seguidas na definição da coloração mais adequada para um produto. Elas incluem:

• Os tons inspirados na natureza, tais como verdes suaves, azuis serenos, terrosos e tons de areia, que se tornaram populares por evocar a sensação de conexão com o meio ambiente, sendo por isso frequentemente usados em produtos com apelo de sustentabilidade.

• As cores neutras como cinzas, bege e branco, que são uma escolha recorrente para produtos plásticos quando se deseja transmitir sensações de sofisticação, elegância e simplicidade.

• Os tons pastéis como rosa claro, azul bebê, lavanda e amarelo suave, que evocam feminilidade e leveza, sendo comumente utilizados em produtos como utensílios de cozinha, acessórios de moda, itens de decoração e produtos infantis.

• As cores vibrantes, tais como vermelhos intensos, laranjas e amarelos, usadas para transmitir a ideia de energia, diversão ou causar grande impacto visual.









Compartilhe:


Voltar