Injeção - Transformadores


Sondagem mostra a relação atualizada das empresas que processam plásticos pelo processo de injeção, junto com pesquisa de tendência do setor.




Pesquisa realizada junto a empresas do ramo de transformação de resinas termoplásticas por injeção constatou que 26,30% de sua carteira de clientes é composta por diversos segmentos classificados na categoria “Outros” como, por exemplo, de automação industrial, construção civil, fabricantes de produtos para cuidados pessoais, de produtos para pets e de peças para veículos, bem como o ramo metalmecânico e de equipamentos ópticos. A indústria automobilística vem em segundo lugar, representando 18,25% da clientela, enquanto a de embalagens vem em terceiro, 16,52%. Esse ranking segue com o ramo agroindustrial, 9,27%, de utilidades domésticas, 6,94%, eletroeletrônicos, 5,13%, brinquedos e artigos para lazer, 5,02%, e fornecedores de eletrodomésticos de linha branca, 4,66%. As áreas médica e odontológica também foram apontadas pelas entrevistadas, representando, juntas, 4,20% da sua carteira de clientes, ao passo que fabricantes de equipamentos para sinalização equivalem a 2,11% e a área elétrica a 1,60%. O volume de resinas termoplásticas processado mensalmente pelas participantes do levantamento é de, em média, 2.431 toneladas. Elas também informaram que o volume médio de sobras de processo computado atualmente em seus parques fabris é de 28,90 toneladas. Para reaproveitar o material excedente, convertendo-o em matéria-prima para a fabricação de novos itens, 98,55% das entrevistadas disseram que contam com moinhos em suas linhas de produção.

A atualização de seus parques fabris também foi mencionada pelas companhias pesquisadas. Cerca de 50,72% delas já utilizam prototipagem rápida (impressão 3D) no desenvolvimento de produtos, 26% disseram que possuem robôs manipuladores e 14,49% implantaram células robotizadas, que são usadas em operações como in mold labeling, para sobreinjeção de insertos, extração de peças plásticas, soldagem e montagem e embalagem de peças.

Outras tecnologias associadas ao conceito de indústria 4.0 também já estão em uso em suas unidades industriais. Segundo as participantes, isso inclui Internet das Coisas (IoT), recursos de computação em nuvem, sistemas MES integrados com ERP, análise de big data e sistemas de cibersegurança no ambiente de produção.

Além disso, mais de 50% das empresas que colaboraram com a pesquisa planejam investir nesse tipo de tecnologia nos próximos anos. A maioria delas tem interesse em estabelecer parcerias com instituições de pesquisa e ensino como parte dos futuros investimentos.





transformador plastico injeção, serviço injeção plastico, empresa injeção plastico, injeção abs, injeção asa, injeção lcp, injeção pa, injeção pbt, injeção pc, injeção pe, injeção peek, injeção pet, injeção peuapm, injeção pi, injeção pmma, injeção pom, injeção pp, injeção ppa, injeção ppo, injeção pps, injeção psai, injeção ps, injeção psu, injeção ptfe, injeção pvc, injeção pvdc, injeção pvdf, injeção san, injeção tpc-et, injeção tpe, injeção tpo, injeção tpu, injeção tpv, injeção composto, injeção plastico gas, co-injeção plastico, injeção plastico inserto



Compartilhe:


Voltar