A Usiminas agora conta com um certificado de patente do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial para a produção de aço laminado extra limpo. O projeto foi idealizado por uma equipe técnica da Gerência-Geral de Laminação a Frio da Usina de Cubatão e o processo de patenteamento foi iniciado em 2013.

De acordo com a empresa, o projeto atende a demanda do mercado por melhor qualidade do produto final. “O invento surgiu a partir das demandas percebidas no mercado por materiais com alto valor agregado, principalmente na linha branca e a indústria automotiva. Esses segmentos também demonstram a necessidade de receber materiais com baixo resíduo. Pensando nisso, a Usiminas denominou esse material como ‘Extra Limpo’ e desenvolveu o processo”, detalha José Dias Blanco, líder da equipe do projeto.

O processo desenvolvido pela Usiminas elimina a necessidade de instalação de linhas de limpeza eletrolítica, ao contrário de processos convencionais realizados em siderúrgicas. Entre os benefícios estão a redução dos custos de fabricação, menor geração de resíduos e melhor qualidade do produto final. 



Mais Notícias MM



TRUMPF se alia a instituto alemão para projetos de Inteligência Artificial (IA)

Uso de redes neurais poderá fazer com que o processamento de chapas metálicas tenha tempo e custo reduzidos

19/10/2020


Ferramenta da Hufschmied é mais eficiente para usinagem de ZrO2, diz estudo

Trabalho conduzido por universidade atesta bom desempenho de fresa em material voltado para a indústria dentária

19/10/2020


Sandvik Coromant incentiva a reciclagem de metal duro

Vídeo produzido pela fabricante sueca de ferramentas de corte descreve o processo realizado pela austríaca Wolfram

03/03/2020