A Usiminas agora conta com um certificado de patente do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial para a produção de aço laminado extra limpo. O projeto foi idealizado por uma equipe técnica da Gerência-Geral de Laminação a Frio da Usina de Cubatão e o processo de patenteamento foi iniciado em 2013.
De acordo com a empresa, o projeto atende a demanda do mercado por melhor qualidade do produto final. “O invento surgiu a partir das demandas percebidas no mercado por materiais com alto valor agregado, principalmente na linha branca e a indústria automotiva. Esses segmentos também demonstram a necessidade de receber materiais com baixo resíduo. Pensando nisso, a Usiminas denominou esse material como ‘Extra Limpo’ e desenvolveu o processo”, detalha José Dias Blanco, líder da equipe do projeto.
O processo desenvolvido pela Usiminas elimina a necessidade de instalação de linhas de limpeza eletrolítica, ao contrário de processos convencionais realizados em siderúrgicas. Entre os benefícios estão a redução dos custos de fabricação, menor geração de resíduos e melhor qualidade do produto final.
Mais Notícias MM
Pesquisadores do Fraunhofer ILT desenvolveram uma cadeia de processos na qual peças de materiais duros que dão origem às ferramentas podem ser moldadas e polidas usando um laser de pulso ultracurto.
20/10/2025
Desenvolvedora alemã de sistemas CAD/CAM exibe tecnologias demonstrando a usinagem de componentes aeronáuticos.
20/10/2025
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025