Foi anunciado pela Lecar, Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos, com sede em Barueri (SP), que suas atenções serão voltadas para a fabricação de veículos híbridos. Assim, a companhia não vai mais se dedicar à produção de carros elétricos, que era o seu objetivo em janeiro de 2024, conforme anunciado por Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa (foto).

Sobre os motivos que levaram à mudança de estratégia, de acordo com informações divulgadas à imprensa, os novos planos para a empresa foram baseados primeiramente em estudos que indicaram fatores desfavoráveis à produção de veículos elétricos no Brasil, pelo menos em um primeiro momento. De acordo com Flávio, “estamos muito longe de termos a quantidade de carregadores necessária para popularizar este tipo de veículo em todo o País. Precisaremos de bilhões em investimentos para termos as condições adequadas”.
A Lecar vai redirecionar seus esforços para o desenvolvimento de veículos com motor flex e com tração 100% de motor elétrico, tendo como base o seu modelo híbrido 459. Flávio comentou sobre este assunto, enfatizando a importância do etanol, combustível com o qual pode ser abastecido o modelo de veículo mencionado acima: “Com ele, 80% das emissões de CO2 de um motor a combustão são compensadas pelo seu próprio cultivo, o que fez com que priorizássemos essa matéria-prima, pensando em um uso mais eficiente do veículo pela população. A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol proporcione uma autonomia de 1 mil quilômetros com 30 litros desse combustível”.
Neste sentido, a companhia pretende anunciar em breve a previsão de chegada do seu primeiro modelo de veículo híbrido ao mercado brasileiro. O aumento de 40% do uso de plásticos reciclados na indústria automotiva é tema de uma matéria na seção Notícias, em nosso site.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Lecar/Divulgação.
Leia também:
Desafios para os plásticos nos sistemas de propulsão de automóveis elétricos
Additiva passa a distribuir pigmentos da Heubach
#Lecar #VeículosHíbridos #PlásticoIndustrial
Mais Notícias MM
A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.
11/12/2025
A Avient lançou o ColorForward 2027, que prevê paletas de cores e auxilia em análises de tendências para o setor de plásticos.
11/12/2025
Um novo estudo elaborado pela Firjan mostra o potencial do estado como polo estratégico para o abastecimento do mercado brasileiro de produtos petroquímicos.
04/12/2025